Título: PMDB, PTB e PR disputam cargos da Agricultura
Autor: Camarotti, Gerson e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/04/2007, O País, p. 10

Conab é cobiçada por aliados; PR quer pasta da Defesa

BRASÍLIA. As disputas pelos cargos do segundo escalão esquentam entre os partidos aliados do governo. No Ministério da Agricultura, por exemplo, os cargos são disputados por PMDB, PTB e PR. O governador Blairo Maggi (PR-MT) quer dois dos principais postos da pasta: a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com grande peso político por ter diretorias em todo o país. Mas o PMDB insiste em pôr na Conab o ex-senador Maguito Vilella (GO).

O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes(GO), reclama que é pequena a fatia do partido no primeiro escalão e que não pode nomear para a pasta de Walfrido de Mares Guia (Relações Institucionais), único ministro do PTB. O PTB também quer a Conab.

- O PTB foi fundamental para levar Chinaglia à presidência da Câmara. Passada a eleição, o que sobrou para a gente? Muito pouco: o Zé Múcio na liderança do governo, o Izar no Conselho de Ética e o Walfrido na articulação política. Segundo escalão é outra etapa - avisa Jovair.

O mesmo clima de ameaça tomou conta do PR. O líder na Câmara, Luciano Castro (RR), disse que, caso o presidente tire mesmo do Ministério dos Transportes a gestão dos portos, o PR vai exigir compensações, inclusive o Ministério da Defesa:

- Vamos ter que ter uma compensação para os 41 deputados. Nesse caso, não vamos querer um cargo no segundo escalão, mas sim o último ministério que está vago, o da Defesa.

PP manda lista de dez cargos, inclusive "fura-poço"

O PP quer tomar cargos do Ministério das Cidades ocupados por petistas desde a gestão de Olívio Dutra, como o controle da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e as poderosas secretarias de Habitação, Transporte e Abastecimento. O partido enviou ao Planalto uma lista de dez cargos, entre eles IRB, Furnas, TBG (Gasoduto Bolívia-Brasil), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, uma diretoria da Anvisa, outra do BNDES, outra do Banco do Brasil e uma vice-presidência da CEF. E voltou a pedir a diretoria de exploração e produção, que Severino Cavalcanti chamou de "diretoria que fura poço" e cansou de pedir a Lula.

- A diretoria conhecida como a que fura poço foi prometida ao partido, na época do Severino, e até hoje não foi entregue. Os partidos não vão aceitar enganação. Se prometer tem que entregar - disse o líder do PP, Mário Negromonte (BA).

O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), usa a nova força no governo para pôr o ex-deputado Moreira Franco na BR Distribuidora. A bancada quer ainda cargos de Saúde, Agricultura e Integração Nacional.

- Não daremos canelada, mas queremos nosso espaço - diz Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB. (Gerson Camarotti, Maria Lima e Eliane Oliveira)