Título: São Paulo cai em ranking de qualidade de vida
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 02/04/2007, O País, p. 5

Violência é a causa apontada para a capital paulista perder seis posições em pesquisa realizada por consultoria.

SÃO PAULO. Os ataques do crime organizado que trouxeram pânico à cidade em maio do ano passado fizeram com que São Paulo caísse seis posições no ranking mundial de qualidade de vida da Mercer Consultoria de Recursos Humanos. A cidade brasileira mais bem colocada é Brasília, que ocupa a 104ª posição. Apesar da queda, São Paulo é a 114ª . O Rio subiu uma posição e está 115º lugar. A líder do ranking é Zurique (Suíça) e a lanterna, Bagdá (Iraque).

- Com toda certeza, os ataques de maio foram a principal causa da queda de São Paulo - disse a coordenadora regional de marketing da Mercer, Denise Perassoli.

Há dez anos a Mercer realiza levantamento em mais de 200 cidades de todo o mundo. O objetivo é fornecer subsídios para empresas calcularem prêmios, aumentos salariais e outras vantagens a serem oferecidas a funcionários escalados para trabalharem em outros países.

A empresa observa 39 fatores de qualidade de vida agrupados em dez categorias: ambiente político e social (estabilidade política, rigor da lei, entre outros), ambiente econômico (serviços bancários, regras de conversão monetária, entre outros), ambiente sócio-cultural (censura, limitações de liberdade individual e outros), saúde e saneamento, escolas e educação, serviços públicos e transporte, diversão, bens de consumo, acomodação e ambiente natural (clima, desastres naturais e outros).

As 215 cidades avaliadas são comparadas com Nova York, que sempre entra no ranking com 100 pontos. Os dados foram coletados entre setembro e novembro do ano passado e atualizados constantemente.

Das 50 primeiras posições do ranking, 49 cidades são da América do Norte, Europa, Japão e Oceania. A única "intrusa" no grupo é Cingapura (34ºlugar). A cidade sul-americana mais bem colocada é Montevidéu (Uruguai) na 76ª colocação.

Brasília está na mesma colocação do ano passado

Com 78,8 pontos, Brasília se manteve na mesma colocação do ano passado e está atrás de outras cidades do continente, como Buenos Aires (Argentina, 87,4 pontos e 79º lugar) e Santiago (Chile, 86,5 pontos e 83º lugar).

Embora tenha subido uma posição no ranking, o Rio manteve a mesma pontuação do ano anterior (74,5).

Já a capital paulista foi prejudicada pela onda de ataques de uma facção do crime organizado a policiais em maio do ano passado. Segundo Denise Perassoli, no ano anterior, São Paulo tinha nota 2 - em uma escala até 10 - no quesito criminalidade. Com os ataques, caiu para 1.

- Nota zero é o Iraque em guerra - comparou Denise.

Em dez anos de avaliações, a Mercer constatou que a diferença entre as cidades bem colocadas e as últimas do ranking aumentou.

- Recentemente, a diferença entre as cidades mal e bem colocadas tem aumentado. Enquanto os padrões têm melhorado em algumas regiões, permanece o contraste total entre aquelas cidades onde a qualidade de vida em geral é boa e aquelas que enfrentam tumultos políticos e econômicos - disse Slagin Parakatil, pesquisador sênior da Mercer.

A cidade brasileira mais mal avaliada é Manaus, em 126º lugar, com 71,5 pontos. A capital do Amazonas subiu três posições em relação ao ranking de 2006.