Título: PF ameaça com operação-padrão em SP
Autor: Jungblut, Cristiane e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 03/04/2007, O País, p. 9

SÃO PAULO. Delegados e agentes da Polícia Federal em São Paulo farão operação-padrão, a partir de amanhã, nos aeroportos de Congonhas; Cumbica, em Guarulhos; e de Viracopos, em Campinas; e também no Porto de Santos. A operação vai tornar lento o controle de entrada e saída de pessoas do país, provocando mais tensão na situação já complicada com a crise dos controladores de vôo.

Segundo os policiais, a greve é em protesto contra o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que teria dito desconhecer acordo do governo com as entidades classistas da PF para pagamento da segunda parcela de reajuste salarial. A operação segue até dia 18, quando está programada uma caminhada de policiais federais em Brasília, pela Esplanada dos Ministérios, Congresso e imediações do Palácio do Planalto. Caso a reivindicação não seja atendida, está prevista a paralisação por tempo indeterminado, inclusive podendo se estender até os Jogos Pan-Americanos, no Rio.

Pelo balanço da Federação dos Delegados da PF, nas 24 horas da greve de advertência realizada quarta-feira passada, 38 mil inquéritos deixaram de ser movimentados em todo o país, e pelo menos 300 deixaram de ser instaurados.