Título: Oposição já fala em convocar brigadeiro
Autor: Lima, Maria e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/04/2007, O País, p. 3

Presidente do STF é procurado, mas diz que não pode apressar decisão sobre CPI.

BRASÍLIA. Líderes da oposição pediram ontem ao presidente interino do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que agilize o julgamento, pelo plenário da Casa, do pedido de instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Aparentemente, a pressão sobre os magistrados não surtiu efeito, pois foi mantido o discurso de que os trâmites burocráticos terão que ser obedecidos e que não há como antecipar o julgamento. Enquanto não sai a decisão sobre a CPI, a oposição vai tensionando o governo em outras frentes e já fala, por exemplo, em convocar o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

O líder do DEM (ex-PFL) na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), não saiu nada otimista do encontro com Gilmar e disse considerar que o Supremo dificilmente tomará uma decisão final sobre a CPI dentro de 15 dias, como queria a oposição. A previsão do próprio Supremo é de que o julgamento em plenário só ocorrerá no fim de abril.

O assunto será posto em pauta no plenário assim que o relator do caso, ministro Celso de Mello, concluir seu voto. O ministro aguarda o parecer do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza - que também deve ser favorável à instalação da CPI -, previsto para a próxima semana.

- O ministro Gilmar Mendes foi receptivo ao nosso apelo. Mas pode demorar um pouco mais do que a gente esperava. Saí com uma ponta de preocupação: não será surpresa se o Supremo não decidir antes de 15 dias. Mas vamos continuar lutando e obstruindo as votações, fazendo tudo o que é preciso fazer na defesa dos cidadãos - disse Lorenzoni.

O líder do DEM espera que, assim que o procurador-geral entregar seu parecer ao STF, o ministro Celso de Mello peça que a questão seja imediatamente julgada pelo plenário.

A oposição vai pedir pressa também ao chefe do Ministério Público. O líder do PSDB na Câmara, Antônio Pannunzio (SP), disse ontem que vai procurá-lo no início da semana que vem para pedir que agilize a apresentação do seu parecer ao Supremo. Ainda que a decisão final demore, a oposição continua apostando que o Supremo mandará instalar a CPI.

- O ministro Gilmar Mendes disse que entende perfeitamente as razões da nossa preocupação. Vou conversar também com o procurador-geral - disse Pannunzio.

O líder tucano ponderou que a oposição pode até convocar o comandante da Aeronáutica e outros ministros do governo Lula, mas que só uma CPI, com seus amplos poderes de investigação, poderá mostrar à sociedade o verdadeiro problema do sistema aéreo brasileiro: má gestão, ineficiência e suspeita de corrupção, disse.

- Precisamos de uma solução rápida para resolver essa crise, a sociedade não pode mais esperar - afirmou, à saída do Supremo, o líder do PPS, Fernando Coruja (SC).

O líder dos Democratas acrescentou que a oposição estuda outras alternativas, caso o STF não decida pela instalação da CPI: uma CPI Mista ou uma CPI só no Senado, onde a maioria governista é frágil.

Já o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), repetiu que vai esperar a decisão final do Supremo:

- A decisão liminar do Supremo é claríssima. Não tem como instalar a CPI.

Contra a instalação da CPI, líderes da base governista tentaram inovar o discurso, afirmando agora que o problema do caos aéreo era de responsabilidade dos controladores de vôo, como eles próprios assumiram. E que, por isso, não é mais necessária uma CPI.

- A CPI agora é uma questão do Supremo - desconversou o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE)