Título: Bolívia vai nacionalizar empresa de telefonia
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2007, Economia, p. 31

Controlada por italianos, Entel evita polemizar com Morales, mas ministro diz que companhia voltará às mãos do povo.

LA PAZ. O governo do presidente Evo Morales anunciou na segunda-feira à noite sua intenção de nacionalizar a Entel, maior companhia de telecomunicações da Bolívia e que é controlada pela Telecom Italia. De acordo com o governo, o processo será completado em 30 dias. Já a Gerência de Comunicação Institucional da Entel disse ontem que, por ora, não vai emitir qualquer comentário sobre a intenção do governo de Evo Morales de "recuperar" a companhia, privatizada em 1996.

Em Milão, o porta-voz da Euro Telecom Italia, Ralph Traviati, disse que a empresa controladora também não comentará o anúncio do governo boliviano.

Ontem, o ministro de Obras Públicas da Bolívia, Jerges Mercado, disse que ainda não houve um contato oficial com a Entel. Porém, afirmou que, "é um compromisso do governo que as empresas capitalizadas (privatizadas parcialmente), como é o caso da Entel, terão que voltar às mãos dos bolivianos".

O ministro acrescentou que a comissão de ministros e outros funcionários formada pelo governo para negociar com a companhia está iniciando os trabalhos e deve concluir a operação em um mês.

Segunda-feira, o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, anunciou, em cadeia de televisão, um decreto no qual o governo assinala que nos próximos 30 dias negociará com a Telecom Italia para comprar os 50% de sua participação acionária da Entel. O restante das ações é administrado por fundos de pensões.

Grupo italiano é alvo de oferta de aquisição

A intenção de nacionalizar a Entel já havia sido anunciada em janeiro por Evo Morales. Mas, em março, durante sua escala em Roma, o presidente boliviano recebeu a resposta do vice-ministro de Relações Exteriores da Itália, Donato Di Santo, de que seu governo deseja que a Telecom Italia mantenha suas ações da Entel, assim como a administração da companhia.

Ontem, a embaixada italiana na Bolívia disse que não irá comentar sobre o assunto.

A Telecom Italia, parte do grupo italiano Pirelli, por sua vez, negocia sua fusão com a também italiana Olivetti, e analisa uma proposta de aquisição feita pelas empresas americana AT&T e mexicana América Móvil.