Título: Lula recebe ACM no Planalto; e o 'rato' e o 'hamster' trocam elogios
Autor: Vasconcelos, Adriana e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/04/2007, O País, p. 4

Presidente diz ao senador baiano que quer conversar com líderes da oposição.

BRASÍLIA. Há seis meses, em meio à campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o chamava de "hamster do Nordeste". No mesmo tom, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) classificava o presidente de "um rato gordo e etílico, ladrão do dinheiro público". Ontem, porém, num café da manhã que se estendeu por uma hora e meia, os dois pareciam totalmente reconciliados, a ponto de Lula pedir ao senador baiano que consultasse líderes da oposição no Senado, como os tucanos Tasso Jereissati (CE), Arthur Virgílio (AM) e José Agripino Maia (DEM-RN), sobre a possibilidade de se reunirem no Planalto.

- O presidente manifestou interesse em conversar com outras pessoas da oposição. Não pretendo ser interlocutor da oposição com o governo, mas, como tenho muitos amigos, fiquei de fazer algumas consultas - disse Antonio Carlos.

O senador não escondeu a surpresa com a recepção carinhosa de Lula. No encontro - presenciado pelo ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia - nenhum dos dois tocou no passado. As rusgas teriam sido superadas depois que Antonio Carlos foi internado com pneumonia no Instituto do Coração em São Paulo, onde recebeu uma visita de Lula.

O gesto sensibilizou o baiano, que manifestou da tribuna a intenção de retribuir a gentileza. Na quinta-feira da semana passada, ACM recebeu um telefonema do chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e acertaram o encontro. Antonio Carlos disse ter encontrado um presidente bem vestido e entusiasmado com seu governo, especialmente com os investimentos em mini-usinas de biodiesel:

- Lula é um animal político - afirmou.

Lula disse ao senador que gostaria de conversar com até oito senadores "formadores de opinião". Antonio Carlos fez um alerta sobre as dificuldades que o governo terá na Casa, caso não mantenha um bom relacionamento com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com a oposição. Ainda não houve convites ao PSDB nem ao DEM, ex-PFL.

www.oglobo.com.br/pais