Título: Fidel volta a criticar Lula e Bush por etanol
Autor:
Fonte: O Globo, 05/04/2007, O Mundo, p. 30

Líder cubano cita "genocídio". Brasil rebate acusações

HAVANA. O líder cubano Fidel Castro reclamou ontem pela segunda vez numa semana da produção de etanol, citando desta vez uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, dos EUA. Num artigo publicado ontem no "Granma", jornal estatal cubano, com o título "A internacionalização do genocídio", Fidel critica o acordo entre Brasil e EUA.

"Este colossal desperdício de cereais para produzir combustível (...) só serviria para poupar aos países ricos menos de 15% do consumo de seus automóveis", escreveu ele, referindo-se ao uso de milho e cevada para a produção de etanol. "Bush em Camp David declarou sua intenção de aplicar esta fórmula em nível mundial, o que não significa outra coisa que a internacionalização do genocídio."

A frase foi escrita depois de Fidel citar Lula e Bush. Chega a mencionar um artigo do brasileiro no "Washington Post", "onde expôs a idéia de converter os alimentos em combustível".

Fidel pergunta quem vai fornecer cereais para etanol

"Ninguém em Camp David respondeu a questão fundamental. Onde e quem vai fornecer os mais de 500 milhões de toneladas de milho e outros cereais que EUA, Europa e os países ricos necessitam" para produzir o etanol exigido pelas empresas?

Fidel procurou amenizar suas críticas a Lula ao escrever que não é sua "intenção magoar o Brasil, nem me meter em assuntos relacionados com a política interna desse grande país".

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, rebateu as críticas.

- Está havendo certa incompreensão na medida em que a posição que o presidente Castro tem defendido é que a produção de biocombustíveis traria prejuízo à produção de alimentos. No caso brasileiro, e de todos os projetos aos quais nos associamos, não é essa a realidade. Temos mostrado que as terras cultiváveis no Brasil para biocombustíveis não são próprias para produzir alimentos - disse ele, que citou Lula ao afirmar que "fome é resultado de falta de renda, e não de alimentos".

COLABOROU: Luiza Damé (Brasília)