Título: Oposição tenta manter CPI do Apagão Aéreo na pauta
Autor: Castro, Luiz Cláudio e Vizeu, Rodrigo
Fonte: O Globo, 06/04/2007, O País, p. 3

Ainda sem consenso, líderes do PSDB e do DEM se reúnem para traçar estratégia de ação conjunta.

BRASÍLIA. Com a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) demorar até 15 dias para decidir sobre a instalação ou não da CPI do Apagão Aéreo, a oposição tenta encontrar uma estratégia para manter quente o assunto na pauta política e dentro do Congresso. Líderes do PSDB e do DEM (ex-PFL) se reuniram antes do feriado e voltarão a fazê-lo no início da próxima semana, em busca de um consenso sobre a melhor estratégia de ação.

O PSDB defende que se recorra ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para pedir que agilize a entrega do seu parecer sobre a instalação da CPI e sem obstruir as votações no Congresso. Já o DEM quer manter a obstrução e reforçar a ameaça em torno da criação de uma CPI Mista no Congresso ou mesmo no Senado.

O líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), conversou ontem com o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), e com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), sobre a necessidade de a oposição reforçar a estratégia.

- Na próxima semana vamos retomar essa discussão. Temos que ter cuidado para o timming da CPI não passar - disse Agripino Maia, sinalizando que não está disposto a aguardar o Supremo.

O líder da minoria na Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS), aposta que a decisão do Supremo será favorável à CPI e antecipa que o PSDB, por ter sido autor do requerimento, brigará pela presidência ou pela relatoria da comissão, caso seja criada:

- Vamos pedir ao procurador que agilize seu parecer. Já percebemos que o governo quer que a instalação da CPI demore bastante para dar tempo de tentar mostrar que encontrou solução para a questão aérea. O governo tem medo de que a oposição faça uma guerra em torno da Infraero.

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Carlos Pannunzio (SP), disse que os tucanos não farão obstrução radical. Terça-feira, na votação da medida provisória 341, o partido fez "obstrução pontual", para provocar o adiamento da votação da medida provisória 347, que trata da capitalização da Caixa Econômica Federal e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Vamos falar com o procurador semana que vem. Se pudermos trabalhar afinados, aumentaremos nossa capacidade de influenciar - disse Pannunzio, lembrando que PSDB, DEM e PPS foram juntos anteontem ao presidente interino do STF, ministro Gilmar Mendes, pedir que o julgamento da questão da CPI do Apagão fosse agilizado.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), repetiu que vai aguardar a decisão do STF e pediu que o DEM deixe de fazer obstrução:

- Ficar esperando a decisão do Supremo fazendo obstrução não será a melhor atitude. De imediato, a oposição deve analisar se vai continuar com a obstrução.

Já o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), manteve o discurso de que a CPI não é mais necessária porque o problema do caos aéreo já foi detectado: os controladores.

- Agora, depende do Supremo - disse.

No jantar com os senadores petistas, na noite de terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a apelar para que defendam o governo e tentem adiar a instalação da CPI.