Título: Vice-prefeita elogia programa social brasileiro
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 06/04/2007, O País, p. 8

Mas diz que vai aumentar fiscalização das contrapartidas

NOVA YORK. A vice-prefeita Linda Gibbs confirma que uma comissão nomeada pela prefeitura fez uma pesquisa sobre o Bolsa Família brasileiro e o comparou com programas semelhantes no México.

- Os resultados brasileiros são impressionantes. Mas queremos melhorar a fiscalização do governo sobre o cumprimento da contrapartida exigida de pais e alunos. Por isto, resolvemos condicionar o pagamento aos resultados de um modo mais seguro e imune a fraudes. Temos metas nutricionais, educacionais e de saúde para serem cumpridas e cada família recebe pagamento diferente.

Para ela, o programa é também uma resposta aos que acusam o partido republicano de ignorar políticas sociais ou de ser insensível às necessidades da população mais pobre, composta sobretudo de negros e hispânicos, muitos deles imigrantes.

- Estamos fazendo política social atrelada a resultados - disse Linda Gibbs.

Muitos ativistas elogiaram a iniciativa da prefeitura, mas com cautela.

- O projeto é ótimo. Mas é preciso ter em mente que este número de famílias é pequeno diante da multidão de 1,7 milhão de pessoas que vivem na pobreza em Nova York - disse Joey Berger, diretor da ONG Coalizão de Nova York contra a Fome.