Título: País pode ter feriado em homenagem a Frei Galvão
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 06/04/2007, O país, p. 10

Mas projeto no Senado prevê que dia santo valerá apenas este ano, por causa da visita do Papa

BRASÍLIA. O país deverá ganhar um novo feriado no dia 11 de maio deste ano. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), envia na segunda-feira, para votação em caráter terminativo nas comissões de Educação e Constituição e Justiça da Câmara, projeto de lei do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) instituindo o feriado nacional em homenagem ao Santo Antônio de Sant"Anna Galvão, o Frei Galvão. Mas detalhe: o feriado só vale para este ano, por causa da visita do Papa Bento XVI ao Brasil.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação do Senado e seguiu direto para a Câmara, onde deve ter o mesmo trâmite e seguir para sanção presidencial.

A possibilidade da criação do feriado assustou o mercado financeiro nos últimos dias. Isso porque o mercado trabalha com contratos futuros, que são fechados com antecedência e têm seus valores calculados com base nos dias úteis. Isso significa que quem tem a receber, terá um dia de juros a menos, e, quem tem a pagar, economizará um dia.

Já prevendo que o projeto será aprovado, o Banco Central divulgou nota na noite de quarta-feira confirmando o temor do mercado: "O Banco Central do Brasil esclarece que, conforme o disposto no artigo 5º da Resolução 2.932, de 28 de fevereiro de 2002, os feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central".

Segundo o secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Vianna, o projeto deverá ser encaminhado, em caráter também terminativo, às Comissões de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça. Se aprovado nas duas, segue para sanção do presidente Lula. Para levar a votação ao plenário da Câmara, é preciso recurso com assinatura de pelo menos 51 deputados. O presidente da Comissão de Educação, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), promete pressa na apreciação.

Na justificativa do projeto, Dornelles argumenta que, após anos de esforços, Frei Galvão teve sua santidade reconhecida pelo Vaticano, passando a ser o primeiro santo brasileiro. Em 2002, o Papa João Paulo II canonizou Madre Paulina. Mas, apesar de ter passado a maior parte da vida no Brasil, a religiosa nasceu na Itália.

(*) Do Globo Online