Título: Segurança do Papa mobilizará 3.500 policiais
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 06/04/2007, O país, p. 10

Contingente acompanhará Bento XVI em visita a cidades do Vale do Paraíba; Guarda do Vaticano coordenará ação.

SÃO PAULO. Mais de 3.500 homens de Exército, Aeronáutica e polícias civil, militar e rodoviária, além de bombeiros e guardas metropolitanos, serão destacados para a segurança do Papa Bento XVI, que chega ao Brasil em 9 de maio e ficará cinco dias em São Paulo. O contingente acompanhará a visita em três cidades do Vale do Paraíba: Guaratinguetá, Potim e Aparecida, onde fica o Santuário Nacional, que uma missa deve reunir mais de 500 mil pessoas. Ainda não foi decidida a tropa que cuidará da segurança na capital paulista, onde o Papa fica até dia 11.

A segurança será coordenada pela Guarda do Vaticano. Enquanto o Papa estiver nas cidades paulistas, a Aeronáutica fechará o espaço aéreo local, com permissão especial apenas para os helicópteros que carregarão, inclusive, atiradores de elite.

O esquema de segurança não deverá ser tão rigoroso quanto o do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que esteve no Brasil mês passado. Bush encontrou-se com autoridades numa sala reservada de um hotel e visitou uma unidade da Petrobras e a sede de uma ONG, sempre cercado por soldados do Exército e da CIA. Já o Papa Bento XVI deverá ser separado do povo apenas por cordões de isolamento. Todas as pessoas terão de passar por detectores de metal.

¿ Não vamos impedir ninguém de ver o Papa, mas tudo dentro das normas de segurança ¿ disse o major de engenharia da 12ª Brigada Leve Aeromóvel do Exército em Caçapava, José Mateus Ribeiro. Segundo ele, as tropas do Exército usarão armamentos leves e não-letais, para evitar um clima de guerra.

Bento XVI se reúne com o presidente Lula no dia 10. Depois, participa de um encontro com jovens no Pacaembu, onde falará sob uma pomba estilizada com 90 metros de envergadura e 70 metros de comprimento. No dia 11, Bento XVI celebrará uma missa no Campo de Marte e seguirá para Guaratinguetá. Antes de voltar para o Vaticano, no dia 13, o Papa participa da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), em Aparecida.