Título: A polêmica das florestas
Autor: Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 06/04/2007, Ciência, p. 24

Cientista diz que Amazônia e Mata Atlântica se beneficiarão com aquecimento.

Num momento em que as teorias sobre a savanização da Amazônia em razão do aquecimento global são praticamente um consenso, uma voz dissonante surge para confrontar os estudos sobre a drástica redução da floresta. O geógrafo Aziz Ab¿Sáber, da USP, um dos grandes nomes da ciência no Brasil, defende a idéia de que o aumento da temperatura, somado ao da umidade, seria benéfico para as matas tropicais, tornando-as, provavelmente, maiores.

¿ Quando se diz que o aquecimento global vai estender o Cerrado sobre a Floresta Amazônica, não se fala a verdade. Não pode ser dito ¿ sustenta o pesquisador, que lançou recentemente o monumental ¿Ecossistemas do Brasil¿ (Ed. Metalivros). ¿ O calor, associado à umidade que entra, vai manter a floresta.

De acordo com ele, o mesmo raciocínio vale para a Mata Atlântica: se a dinâmica climática mantenedora não se alterar muito, sobretudo no que diz respeito à associação entre calor e umidade, nada de mais drástico acontecerá.

¿ O aquecimento não vai criar problemas na Serra do Mar ¿ afirma o cientista. ¿ Posso dizer isso com muita tranqüilidade porque iniciei o tombamento provisório da Serra do Mar, estudei muito a região. No passado, o aquecimento não afetou em nada e vai continuar não afetando. Junto com a umidade, ele terá um caráter mantenedor da floresta.

Para o cientista, as previsões catastróficas em relação às florestas brasileiras não levam em conta variáveis como as correntes marítimas. Se as correntes mais quentes que banham a costa brasileira se mantiverem mais ou menos como hoje, tese que ele defende, a umidade necessária às florestas estará garantida.

Segundo Ab¿Sáber, se isso ocorrer, o chamado ótimo climático, registrado entre 5 mil e 6 mil anos atrás, vai se repetir. Mas, dessa vez, induzido pela ação do homem. Nesse período, sustenta, a maior umidade dos mares foi fundamental para o aumento das florestas depois de um período de glaciação.

¿ Sabemos que num passado não muito distante houve um período mais frio e mais seco, em que as águas do mar retrocederam até 90 metros formando geleiras enormes nos pólos e acima dos mares ¿ conta o professor.

Nesse período mais frio, as correntes frias iam até depois da Bahia, impedindo os ventos úmidos de entrarem no país. Essa situação se alterou radicalmente com o reaquecimento do planeta e a elevação do nível do mar registrada entre 5 mil e 6 mil anos atrás.

¿ Essa transição violenta de um clima muito frio para um clima mais quente fez com que o nível dos mares subisse. No decorrer dessa `retropicalização¿ ocorreu o ótimo climático. E não houve a destruição de florestas da Amazônia ¿ aponta o especialista. ¿ Pelo contrário, durante esse aquecimento, junto com a umidade, o resultado foi que a floresta foi mantida e até expandida.

Para comprovar suas idéias, Ab¿Sáber lembra que durante esse período de maior aquecimento as correntes mais quentes chegaram a avançar bem além do extremo sul do Brasil.

¿ Hoje, essas correntes param entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina. Mas, no passado desceram mais ao sul. Por conta desse avanço da corrente tropical atlântica, o Rio Grande do Sul teve florestas tropicais.

Para ele, no entanto, a maior ameaça às florestas é a ação direta do homem.

¿ No caso da Amazônia, são as queimadas, a destruição de matas para agropecuária e ação das madeireiras ¿ enumera. ¿ Por isso, chamo sempre a atenção das pessoas que falam do aquecimento global e não falam das conseqüências dessas alterações.

O cientista teme que o discurso da savanização da Amazônia acabe servindo a interesses escusos.

¿ Se a floresta vai virar Cerrado mesmo, alguém pode dizer: ¿bem, então vamos aproveitar¿ ¿ exemplifica Ab¿Sáber. ¿ E a recente visita de Bush (o presidente dos EUA) pode incentivar a produção de cana e de soja para o etanol e o biodiesel. Note o problema que se cria. Os especuladores podem se aproveitar disso para argumentar que, já que tudo será destruído mesmo, o melhor é plantar cana e soja.

Aumento do nível do mar é o maior risco

Para o cientista, o maior risco trazido pelo aquecimento global seria a elevação excessiva do nível do mar. Mas ele questiona os modelos utilizados para medir esse aumento.

¿ O problema existe, mas avaliar as conseqüências desse aquecimento em relação ao novo degelo das montanhas e bordas dos pólos é mais difícil ¿ afirma Ab¿Sáber. ¿ Porque cada autor faz um cálculo diferente do impacto para o nível do mar. As cidades podem ser invadidas pelas águas daqui a 200, 300, 500 anos, ninguém sabe. Estou elaborando uma tabela com os dados desencontrados de vários autores: falam em elevações anuais de um milímetro até um centímetro.

O cientista defende a idéia de, dentro de 50 anos, se medir exatamente qual foi a elevação do nível do mar para que então se possa tomar medidas, baseadas em fatos concretos, para evitar maiores catástrofes, sobretudo nas cidades costeiras que, nas palavras do pesquisador, poderiam se tornar ¿multivenezas caóticas¿.