Título: Conferência da Igreja discutirá papel da família
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 07/04/2007, O País, p. 5

Encontro convocado pelo Papa Bento XVI e que será realizado em Aparecida debaterá problemas sociais.

SÃO PAULO. Convocada pelo Papa Bento XVI para discutir os rumos da Igreja no continente, a 5ª Conferência Episcopal da América Latina e Caribe (Celam), que será realizada em Aparecida de 13 a 31 de maio, deve consolidar a idéia de recriar a cultura cristã centrada na família, ¿por meio da qual devem ser enfrentados os imensos problemas sociais e econômicos latino-americanos¿. Essa orientação, que dá um tom mais conservador às decisões das conferências de Medellín, de 1968, e de Puebla, em 1979, mais engajadas com as lutas sociais e os movimentos de esquerda, vai consolidar o posicionamento da Igreja Católica a partir do pontificado de João Paulo II.

Para o professor Jung Mo Sung, da pós-graduação em ciências da religião da Universidade Metodista de São Paulo, a 5ª Celam deve dar ênfase à família. Ele prefere evitar o termo ¿conservador¿ quando trata das mudanças na Igreja:

¿ O deslocamento do compromisso social da Igreja migra para outros aspectos morais, como a família. A família passa a ter nova configuração. É nela, por meio dela, que se faz a defesa dos valores morais mais tradicionais que a Igreja defende.

Na análise de Jung, que tem presença assídua nos debates sobre catolicismo feitos pelo site da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital), a Celam deve ter poucos embates, acabando com as calorosas discussões entre os bispos, principalmente na América Latina, sobre os compromissos sociais da Igreja:

¿ Essa conferência passa, na continuidade do que já fazia João Paulo II, pelo resgate do cristianismo tradicional, em favor de uma moral para a nova sociedade latino-americana.

Um dos 22 bispos brasileiros eleitos para delegado em Aparecida, dom Demétrio Valentini, remanescente da ¿ala progressista¿ da Igreja no Brasil, é um otimista. Para ele, a realização da conferência já é fato positivo.

¿ Nesses 50 anos de Celam, comemorados este ano, sua realização é um impulso à independência ¿ diz o bispo de Jales (SP).

Dom Demétrio acredita que, entre as decisões finais, os bispos latino-americanos e caribenhos renovarão a opção pelos pobres, assim como aprovarão abertura maior à participação das mulheres na vida da Igreja.

Outro delegado eleito, dom Anuar Battisti, bispo de Maringá (PR), está mais afinado com a postura episcopal pós-João Paulo II. Ele defende a volta da ¿evangelização original¿, com discípulos missionários mais preparados para enfrentar os problemas contemporâneos.

¿ A Igreja precisa voltar à evangelização original das primeiras comunidades, como os apóstolos em pequenas comunidades. A evangelização é feita não como massa, mas com mais personalidade ¿ define.

Mais político, o arcebispo nomeado para São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, secretário geral da CNBB, diz que ¿é prematuro¿ antecipar decisões.

¿ A conferência ainda não foi realizada. Deverá haver atenção especial pela realização da missão da Igreja no meio dos povos da América Latina e do Caribe.

De acordo com dom Odilo, não há contradição entre a posição de Medellín e Puebla na defesa dos pobres e a preocupação com a evangelização:

¿ A atenção aos pobres e à justiça social faz parte integrante da evangelização.