Título: Franklin diz que TV pública terá 'bala na agulha'
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 10/04/2007, O País, p. 5

Ministro aparece em debate promovido pelo colega Gil e diz que vaidades não podem atrasar "o expresso 2222 da TV pública".

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, fez ontem um apelo: ao participar do lançamento do segundo caderno de debates do I Fórum Nacional de TVs Públicas, pediu pressa nas discussões sobre a criação de uma emissora pública aberta no Brasil. A ida ao encontro, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), estava fora da agenda do ministro até ontem de manhã. Franklin Martins disse que foi "pescado em cima da hora" para o evento e que o país não pode "perder o trem" da TV digital, cuja instalação está prevista para dezembro.

- Faço apelo para que nós tenhamos maturidade para não colocarmos nossas pequenas divergências na frente de grandes convergências. Está saindo o último trem para a TV digital. Ou somos capazes de deixar de lado as pequenas vaidades ou nós perderemos esse bonde, o expresso 2222 da TV pública - disse Franklin, numa referência ao "Expresso 2222" de Gil.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne os ministros das Comunicações, Hélio Costa, da Cultura, Gilberto Gil, da Casa Civil, Dilma Roussef, e da Secretaria de Comunicação para tratar do tema.

Decisões podem não ser adotadas, diz Franklin Martins

Apesar da presença no fórum, que reúne representantes de associações de TVs públicas de todo o país, Franklin Martins ressaltou que nem tudo o que for decidido nas discussões será aceito pelo governo federal.

- As decisões serão absorvidas. Evidentemente que isso contribui muito. Mas não quer dizer que tudo o que o fórum decidir o governo vai adotar - disse Franklin, que já tem prontas as linhas gerais da nova televisão:

- É uma TV com qualidade e com bala na agulha.

Não havia representantes do Ministério das Comunicações no encontro. Há cerca de um mês, uma declaração do titular da pasta, Hélio Costa, sobre o tema provocou desentendimentos com o secretário de Audiovisual do MinC, Orlando Senna. O ministro propôs a criação de uma rede de televisão estatal. Senna reagiu dizendo que havia confusão entre TV estatal e pública e que Costa estava propondo a ampliação da TV estatal (Radiobrás). O ministro devolveu, afirmando que não trataria mais do assunto a partir daquele momento.

A visão dos ministros presentes no encontro ontem é que uma TV estatal está a serviço apenas do governo e uma TV pública, da sociedade.

Gilberto Gil reivindica paternidade do debate

Gilberto Gil, que discursou depois de Franklin, reivindicou a paternidade das discussões em torno da TV pública aberta - a primeira reunião do Fórum foi em novembro do ano passado, organizada pelo Ministério da Cultura. Ele afirmou que não poderia explicar a ausência de representantes das Comunicações no encontro.

- Essa (a discussão sobre a TV aberta) é uma questão do Ministério da Cultura. O governo agora assume isso. E a presença do ministro das Comunicações é eloqüente nesse sentido - disse Gilberto Gil.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação reconheceu que o MinC já vinha promovendo as discussões:

- O Ministério da Cultura já estava tocando isso. Assumiu uma papel de animador cultural - disse Franklin.