Título: 'Toque de aconchego' de R$200 mil
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/04/2007, O País, p. 3

Clodovil reforma gabinete em busca de "energia e pureza" e diz que pagou tudo do próprio bolso.

BRASÍLIA. O deputado, costureiro e apresentador de TV Clodovil Hernandez (PTC-SP) reformou todo o seu gabinete na Câmara. E disse ter gastado R$200 mil na obra e nos objetos de decoração. O deputado afirmou que pagou tudo do próprio bolso. E repetiu ontem que, após sua chegada, Brasília nunca mais será a mesma.

O gabinete é dividido em três ambientes: sala de espera, assessoria e área pessoal. Há dois sofás em tecido branco, com faixas nas cores verde e amarela e almofadas bordadas com o brasão da República, em ponto cheio. Há muito mais: duas luminárias de cristal Murano, uma caixa enorme de lápis de cor, mala com tampo de pele de onça, baixela de prata para chá, orquídeas e um tapete zigher paquistanês - para dar um "toque de aconchego".

O branco predomina, para dar "mais luminosidade, energia e pureza". Na recepção, um tapete tibetano marrom, um sofá amarelo de dois lugares e, sobre ele, um retrato de Clodovil feito de papel reciclado, borra de café e barro. As mesas dos assessores são de vidro grosso. Nas paredes, aquarelas de sua autoria. Um dos detalhes que mais chama a atenção é uma cobra naja, de bronze, que é um pé de mesa. A cobra tem nome: Marta. Clodovil nega tratar-se de uma "homenagem" à atual ministra do Turismo, Marta Suplicy, com quem não mantém boas relações:

- É um ambiente contemporâneo, de tonalidades alegres e representativas da brasilidade - descreveu.

Um texto de divulgação diz que o gabinete de Clodovil, "como tudo o que ele faz, tem seu toque pessoal e está sempre acompanhado de um significado". No lado de fora da porta, há uma máscara chinesa esculpida em bambu. O significado, desejar boas-vindas. Numa das salas, há uma tela em óleo, do artista Deja, na qual Clodovil aparece ao lado de seus cinco cachorros da raça pug.