Título: Presidente volta a atacar o governo de FH
Autor: Vasconcelos, Adriana e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 11/04/2007, O País, p. 5

Petista diz que "foi o que mais avançou na história da República"

BRASÍLIA. Numa platéia de mais de três mil prefeitos de todos os partidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, embora tenha prometido algumas vezes, após a reeleição, que só compararia seu novo governo com o primeiro mandato. Sem citar o nome de seu antecessor, Lula disse, em discurso na abertura da Marcha em Defesa dos Municípios, que nenhum presidente fez tanto pelas prefeituras quanto ele:

- Embora não tenhamos feito tudo, há muitos anos não tinha um presidente que fizesse metade do que estamos fazendo na relação com os prefeitos do Brasil. Quisera Deus que, nos cinco anos que antecederam o meu primeiro mandato, o presidente da República tivesse tratado os prefeitos como nós tratamos. A gente teria evoluído, possivelmente, o dobro do que já evoluímos - afirmou Lula, dizendo que seu governo "foi o que mais avançou em toda a história da República".

Mesmo após criticar seus antecessores, Lula falou de políticos que, depois de eleitos, continuam agindo como se estivessem em campanha:

- Quando termina a eleição, um político sério deixa de lado o debate eleitoral para assumir uma responsabilidade maior. A partir do momento em que se abrem as urnas, não tem PFL, PSDB, PT. Temos o compromisso de tratar com a melhor qualidade possível aqueles que acreditaram em nós.

O presidente fez um desabafo, criticando o excesso de fiscalização, especialmente sobre as prefeituras por parte do Ministério Público, inclusive com ameaça de prisão dos prefeitos:

- Ah, se no Brasil tivesse a mesma quantidade de gente para fazer do que tem para desfazer! Ah, se a gente tivesse a mesma disposição. O mesmo Estado que dá com uma mão e tira com a outra, diz que pode fazer, mas cria dificuldade para fazer - disse Lula.