Título: Lula cria grupo para viabilizar a TV pública
Autor: Gripp. Alan
Fonte: O Globo, 11/04/2007, O País, p. 8

Presidente dá prazo de 30 dias para ter modelo de gestão

BRASÍLIA. Pela primeira vez desde que a proposta de criação de uma TV pública foi apresentada como uma meta de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem de uma reunião com ministros para tratar do assunto. Ele decidiu criar um grupo de trabalho para apresentar em 30 dias o modelo de gestão, de financiamento e de rede da TV pública. O governo pretende aproveitar o debate tecnológico da TV digital para discutir a implantação da televisão pública.

-- Sincronia com a implantação da TV digital significa que existe uma percepção de que o debate sobre a TV pública precisa aproveitar este momento em que também está sendo implantada a TV digital. Se for perdida essa oportunidade, depois o processo poderá ser muito dificultado, até pelas dificuldades técnicas. O debate será levado ao mesmo tempo. A (idéia é que) implantação da TV pública não seja ultrapassada pela superveniência da TV digital - disse o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, ao relatar a decisão da reunião.

Modelo de financiamento ainda não foi definido

Segundo ele, o debate sobre o modelo de financiamento está em aberto. Está sendo analisada a origem dos recursos. A implantação da TV pública deverá custar cerca de R$250 milhões.

Segundo Baumbach, o grupo de trabalho será integrado pelos ministérios da Educação, da Cultura e das Comunicações, sob a coordenação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, com apoio da Casa Civil. O grupo poderá recorrer a especialistas.

Participaram da reunião os ministros Franklin Martins, Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações), Paulo Bernardo (Planejamento), Gilberto Gil (Cultura) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).