Título: Sensus: 90,9% acham que violência aumentou
Autor:
Fonte: O Globo, 11/04/2007, O País, p. 10

Pesquisa também mostra que 81,5% dos brasileiros defendem a antecipação da maioridade penal de 18 para 16 anos

BRASÍLIA. A maioria absoluta dos entrevistados na 88ª pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto Sensus disseram que a violência aumentou no Brasil, e que o governo federal tem de assumir sua responsabilidade pela segurança pública. Para 90,9% dos ouvidos, a violência só fez crescer. Para 34,5%, tanto o governo federal, quanto os estaduais e as prefeituras são responsáveis em conjunto pelo combate à violência.

Para 29,9% dos entrevistados, o governo federal é o responsável pela segurança. E, embora os últimos presidentes tenham transferido a responsabilidade para os governos estaduais, apenas 16,7% dos ouvidos consideram que os estados são os únicos responsáveis pelo problema. Por fim, as prefeituras são responsabilizadas por 12,6%.

A principal causa da violência, para 24,1% dos entrevistados, é a situação de pobreza e miséria em regiões metropolitanas. Em segundo, com 19,1%, é apontada a Justiça falha. Em seguida, estão o tráfico de drogas, com 19%; as leis brandas, com 15%; e a corrupção policial, com 11%. A falta de policiamento é a causa para apenas 7,6% dos ouvidos.

Os números da Sensus também revelam que 81,5% dos dois mil entrevistados defendem a antecipação da maioridade penal de 18 anos para 16 anos como uma das medidas legais capazes de inibir a violência. Apenas 14,3% são contrários a esta proposta, em debate no Congresso. A pesquisa também constatou que o país continua dividido quanto à pena de morte. São favoráveis, 49% dos ouvidos, e contrários, 49,7%.