Título: No Sul, três fazendas invadidas
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 12/04/2007, O País, p. 3

PORTO ALEGRE. No Rio Grande do Sul, o MST invadiu três propriedades no "abril vermelho" e fez uma marcha em São Gabriel. Os sem-terra invadiram estâncias localizadas em Pedro Osório, no Sul do estado; em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana; e em Coqueiros do Sul, onde a Fazenda Coqueiros foi invadida pela oitava vez desde abril de 2004.

Eram cerca de 7h quando cerca de 600 integrantes do MST invadiram a sede da Fazenda Coqueiros. Ao longo do dia, os invasores construíram barracas e entraram em pavilhões da sede. A pouco mais de um quilômetro dali, o comando da Brigada Militar montou uma improvisada base de operações, num camping. O subcomandante-geral da corporação, coronel Paulo Mendes, viajou de Porto Alegre a Coqueiros do Sul para acompanhar a movimentação.

Por volta de 16h, cerca de 400 policiais militares de Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Santa Maria e Porto Alegre iniciaram uma marcha do camping até a área invadida. Uma comissão de prefeitos e vice-prefeitos de municípios da região, além de integrantes do MST, negociou com o comando da Brigada a saída pacífica dos invasores, o que ocorreu no fim da tarde.

Em Nova Santa Rita, moradores vizinhos à Fazenda Granja Nenê foram acordados com fogos de artifício às 5h30m. Eram cerca de 300 sem-terra chegando à propriedade de 1.251 hectares. Um grupo acampado às margens da estrada Canoas-Iraí (BR-386) se uniu a moradores de um assentamento para entrar na fazenda.

Em Pedro Osório, os sem-terra invadiram a Estância da Palma. À tarde, a Justiça concedeu a reintegração de posse.

Com a Agência RBS