Título: CNBB desaprova criação de mais um dia santo
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 12/04/2007, O País, p. 5

"Não é a coisa mais importante mais um feriado", diz dom Odilo.

BRASÍLIA. O projeto que institui, em maio, um feriado em homenagem a Frei Galvão, que será canonizado pelo Papa Bento XVI, foi criticado ontem pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Scherer.

- Não é a coisa mais importante instituir mais um feriado santo para o Brasil - disse dom Odilo, referindo-se ao projeto de lei em tramitação no Congresso, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que cria, somente para este ano, o feriado, dia 11 de maio.

Assim que desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 9 de maio, em sua visita ao Brasil, o Papa Bento XVI dará início a uma maratona que incluirá 25 compromissos em menos de cinco dias de visita. A agenda de Joseph Ratzinger, de 80 anos, será diversificada: terá missas; sermões; visitas a programas sociais; um encontro com jovens no estádio do Pacaembu; e reuniões com autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (com quem se reunirá dia 10, no Palácio Bandeirantes) e religiosos, entre eles, o rabino Henry Sobel, flagrado furtando gravatas de grife mês passado nos Estados Unidos.

A extensa programação tem motivo: preocupada com a perda de fiéis na América Latina, e em especial no Brasil, a Igreja quer que a visita do Papa contagie os católicos do continente.