Título: IBGE põe seu exército em campo
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 14/04/2007, Economia, p. 31

Censo Agropecuário e Contagem da População começam na segunda-feira em todo o país.

Oitenta e dois mil recenseadores do IBGE começam a percorrer, na segunda-feira, 30 milhões de domicílios e 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários, para entrevistar 99 milhões de pessoas (52% da população) e elaborar o Censo Agropecuário 2007 e a Contagem da População do país. Os números mostram o gigantismo dos dois levantamentos que a instituição vai realizar durante três meses e que custarão ao país R$560 milhões. As pesquisas vão retratar o crescimento populacional em 5.435 cidades brasileiras com menos de 170 mil habitantes e mostrar, em detalhes, qual é a situação das criações, das lavouras e dos estabelecimentos rurais brasileiros. Os últimos dados disponíveis sobre o setor datam de 1996:

- O questionário demora cerca de duas horas para ser preenchido. Parece muito tempo, mas serão duas horas que valerão por uma década, quando deve ser feito o próximo censo - afirma o gerente do Censo Agropecuário, Antonio Carlos Simões Florido.

Além da missão de medir essa atividade, que ocupa mais de cinco milhões de pessoas, a pesquisa trará indicadores sociais, de saúde e meio ambiente. Será o termômetro esperado por diversos setores do governo para avaliar as políticas públicas em vigor. O Incra espera ansioso o resultado dos assentamentos que serão investigados. A estimativa é que haja de 600 mil a 700 mil assentados, número hoje desconhecido e que é uma das novidades incluídas na pesquisa:

- Em 1996, começou o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar). São dez anos de programa, podemos saber se ele mudou, ou não, a realidade dessas famílias - disse Florido.

Trabalho infantil será medido

A concentração de renda, uma característica da sociedade brasileira, é repetida na repartição das terras. Pelo último censo, de 1996, 1,02% dos estabelecimentos concentrava 45,1% da área, percentual que aumentou em relação a 1985. O novo censo vai verificar também a desigualdade na agricultura brasileira, além do pessoal ocupado, dos salários e da receita dos empreendimentos:

- Houve aumento do plantio de soja, que precisa de grandes áreas e tende a concentrar. Mas, na outra ponta, aumentou o número de assentamentos, caminhando para uma distribuição melhor.

O censo investigará o uso de energia elétrica, dado já esperado pelo Ministério de Minas e Energia, por causa do Programa Luz para Todos, que tem a meta de atingir dez milhões de pessoas em 2008, mas só chegou a cerca de 5,4 milhões.

Até o trabalho infantil - medido somente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), também do IBGE - terá um indicador obtido a partir do censo, que vai apurar a situação dos trabalhadores com menos de 14 anos.

O censo será um recurso importante ainda para avaliar questões de caráter ambiental, por considerar fatores como a forma de criação de bovinos (confinados ou não) e os tipos de adubo e de irrigação usados:

- Com isso, será possível saber o nível de emissão de poluentes da agropecuária brasileira - explicou.

Criações novas vão figurar na pesquisa, como a de camarões, um dos mais competitivos do mundo que já mereceu até barreiras americanas, além de peixes e ostras.

Na aspecto da saúde, o alvo são os agrotóxicos, um dos principais motivos de envenenamento entre trabalhadores no campo. Os recenseadores vão apurar qual o gasto com agrotóxicos, de que forma estes são aplicados, para onde vão as embalagens e se já houve intoxicação de trabalhadores.

Na contagem, um dos objetivos principais é atualizar a a população de cidades com menos de 170 mil habitantes, na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM):

- Acima desse número, as alíquotas se mantêm iguais. Por isso, usamos o valor como teto. Vamos alcançar 52% da população brasileira. Outro objetivo é atualizar o cadastro nacional de endereços para o censo populacional de 2010.

Os primeiros resultados da contagem serão divulgados no fim de agosto e os do censo, em outubro.