Título: Namorado, casa de luxo e até cabeleireira
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 15/04/2007, O País, p. 13

Na Páscoa, DO publicou que governadora viajaria com 28 assessores, inclusive cozinheira; depois, ela reduziu.

BELÉM. Depois da polêmica contratação da cabeleireira e da médica dermatologista, que o governo classificou como equívoco, o novo foco de atenção dos paraenses em torno da governadora Ana Júlia Carepa (PT) é o aluguel de casa no condomínio de luxo Cristalville, em Belém, a R$5 mil por mês. O contrato foi feito por um ano. Também já foi motivo de muitos comentários a contratação do namorado dela para pilotar o avião da frota oficial do governo.

A locação foi publicada no Diário Oficial do estado no dia 30 de março. A proprietária mora em Fortaleza. Quando decidiu alugar um imóvel para servir de residência oficial, Ana Júlia ouviu várias críticas, sobretudo da oposição, que classificou a atitude de desperdício do dinheiro público. Afinal, argumentavam os oposicionistas, o governo do estado dispõe de uma casa para moradia do mandatário.

O problema, disse o consultor-geral do estado, Carlos Botelho, que falou em nome da governadora, é que o imóvel oficial passará por reformas. Com fotos, ele mostra as paredes da casa com infiltração e até mesmo a presença de cupins, que danificaram portas e móveis.

- Por isso, a governadora foi obrigada a alugar um outro imóvel, enquanto a residência oficial estiver sendo consertada - argumentou Botelho.

Ana Júlia, que ainda não se mudou, atualmente mora num apartamento sem grandes luxos. Seus detratores dizem que o imóvel pertence ao dono de uma empresa de publicidade que trabalhou em sua campanha. O apartamento estaria alugado a ela. Botelho nega:

- Isso é mentira.

Outra recente polêmica envolvendo a governadora diz respeito à viagem que fez a Brasília e, de lá, a Belo Horizonte, onde participou da colação de grau do filho. A viagem foi feita em aeronave alugada pelo estado e custou cerca de R$100 mil.

A assessoria da governadora confirmou o itinerário, mas disse que a esticada de Brasília a Belo Horizonte se deu para atender a um convite do prefeito da cidade, Fernando Pimentel, também do PT. Como já estava lá, Ana Júlia aproveitou para ir à formatura do filho.

Há poucos dias, no feriado da Páscoa, a governadora viajou para Salinas, um balneário a 220 quilômetros de Belém. O Diário Oficial chegou a publicar que ela levaria 28 assessores, entre cozinheira, arrumadeira e afins. A notícia deu o que falar. Além disso, estava previsto que o namorado da governadora, Mário Fernando Nery da Costa, também viajaria com ela, pois é piloto do avião que serve ao governo.

Botelho confirmou a viagem, mas disse que o número de assessores foi bem reduzido e que o namorado não foi. A governadora teria seguido de carro.