Título: As pentecostais prometem prosperidade¿
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 15/04/2007, O País, p. 15

Estudioso diz que a Igreja Católica já fez dois movimentos importantes, mas ainda não conseguiu reduzir as baixas.

SÃO PAULO. O fluxo de adesão dos brasileiros socialmente excluídos em direção às igrejas pentecostais não segue apenas em busca das chamadas religiões ¿midiáticas¿, como Universal do Reino de Deus e Renascer em Cristo, que têm canais de TV e emissoras de rádio para ajudar-lhes a arrebanhar fiéis. O crescimento pentecostalista se dá também, em ritmo semelhante, entre as igrejas que passam despercebidas do grande público, como a Assembléia de Deus ou do Evangelho Quadrangular, que têm muitas pequenas bases em áreas miseráveis do país, segundo o professor da USP (Universidade de São Paulo) Antonio Flavio Pierucci, pesquisador das religiões brasileiras:

¿ Não têm crescido aquelas muito pequenas, chamadas ¿de tamborete¿. Essas não vão longe, mesmo nos bolsões de miséria. Há uma infinidade delas, que nascem como cogumelos, mas desaparecem e acabam absorvidas pelas grandes.

Segundo o pesquisador, o motivo desses brasileiros ex-católicos ou de formação católica serem tocados pelo pentecostalismo não está no fato de a Igreja Católica proibir o aborto, o divórcio ou a camisinha.

¿ Na verdade, a mulher pobre da periferia prefere uma igreja até mais conservadora, pois não quer ter o marido alcoólatra, a filha prostituída e o filho bandido ¿ afirma Pierucci.

Segundo ele, o catolicismo é uma religião muito antiga para os parâmetros desenvolvimentistas que o país vive desde a década de 30:

¿ O catolicismo carrega o fardo de ser antigo e não prometer prosperidade. As pentecostais prometem.

Pierucci lembra que a Igreja Católica já fez dois movimentos importantes, mas não conseguiu reduzir as baixas no rebanho.

¿ A Igreja Católica da periferia mudou ao se comprometer mais com a área social, pelas pastorais, organizando as populações em movimentos e até se aliando a partidos como o PT. Mas oferecia pouco ¿contato com Deus¿. Não deu resultado. Então veio o movimento carismático, com seus padres cantores e rituais movimentados. Também não resolveu¿ disse Pierucci.