Título: País produziu 5 vezes mais armas que recolheu
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 15/04/2007, O País, p. 16

PF arrecadou 464 mil unidades na campanha do desarmamento, e 2,31 milhões foram fabricadas de 2002 a 2006.

BRASÍLIA. Um ano e meio depois de o Brasil rechaçar a proibição da venda de armas, novos números mostram o poder da indústria bélica brasileira. De 2002 a 2006, foram produzidas no país 2,31 milhões de armas, das quais 1,78 milhão (77%) foram exportadas. Segundo a Small Arms Survey, do Instituto de Estudos Internacionais de Genebra, o desempenho põe o Brasil como o segundo maior produtor de armas das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, e entre os maiores do mundo, ao lado de países como China, Rússia, Alemanha e Bélgica.

Os dados foram divulgados pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, responsável pelo controle da produção de armas no Brasil. Segundo o órgão, 531 mil foram destinadas ao mercado nacional, e vendidas para polícias, forças armadas e civis. Grande parte da produção brasileira é de pistolas e revólveres.

Armas retornam ao país clandestinamente

O número de armas de fogo produzidas em cinco anos é cinco vezes maior do que o recolhido pela campanha do desarmamento, coordenada pela Polícia Federal, em 2004 e 2005 - 464 mil. Apesar de grande parte das armas brasileiras ter como destino o mercado externo, muitas retornam ao país clandestinamente e, geralmente, nas mãos do crime organizado.

- A maioria das armas de fogo apreendidas pela polícia na prática de crime é brasileira. Isto está comprovado. O que prova que as armas retornam ao país - diz o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), um dos coordenadores da campanha do "Sim".