Título: Concessionária culpa expansão de favelas
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 15/04/2007, Rio, p. 18

SuperVia diz que estado precisa investir mais no Batalhão Ferroviário da PM

Ao admitir que a expansão das favelas ao longo da malha ferroviária do Rio facilitou o aumento de ocorrências violentas e do tráfico de uma forma geral nos trilhos, o engenheiro João Gouveia Ferrão Neto, diretor de Operações da SuperVia, afirmou que a questão precisa ser combatida pelo estado, investindo no combate aos traficantes e no Batalhão de Policiamento Ferroviário (BpFer) da PM.

¿ O tráfico de drogas é uma questão de segurança pública e, se nada for feito agora, mais à frente nós vamos ter problemas graves ¿ disse Ferrão Neto.

A SuperVia assumiu o controle dos ramais da Central em novembro de 1998, um ano depois do GLOBO publicar uma série de reportagens revelando o tráfico nos trilhos e as péssimas condições das composições. Na época, cerca de 150 mil pessoas eram transportadas por dia. Atualmente, o número divulgado pela SuperVia é de 450 mil passageiros.

¿ De novembro de 1998 até agora nós investimos R$420 milhões. Atualmente, temos 23 trens com ar-condicionado, o que representa 14% da frota. Além disso, reformamos várias estações, substituímos 36 quilômetros de trilhos e 285 mil dormentes. Nossa meta é chegar ao número de um milhão de passageiros ¿ afirmou o diretor de Operações da SuperVia.

Uma das novidades anunciadas pela SuperVia para melhorar o conforto dos usuários é instalar ainda este ano 52 televisões de plasma para transmitir todas as informações necessárias aos usuários.

¿ Melhoramos muito o tempo de transporte. Agora, o passageiro chega mais rapidamente e a uma distância mais longa com segurança e conforto. Nossos trens estão mais modernos e limpos. Fazemos 673 viagens por dia, com 91% de pontualidade ¿ disse Ferrão Neto.