Título: Tráfico continua, apesar do conforto
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 15/04/2007, Rio, p. 19

Ligação Saracuruna-Inhomirim é a mais problemática, com trens sujos e horários irregulares.

Os trens melhoraram e já não existe tanto desconforto, diferentemente de dez anos atrás quando o GLOBO, iniciou uma série de reportagens revelando as condições precárias dos trens da Central do Brasil. O tráfico, entretanto, continua firme e em alguns casos aumentou sua atividade. Um exemplo de piora é o da estação de Jacarezinho (antiga estação de Vieira Fazenda), onde os traficantes agora costumam andar armados nos trilhos e crianças e adolescentes passaram a ser os principais consumidores de drogas.

Ao percorrer dez anos depois os cinco ramais agora administrados pela SuperVia, os repórteres identificaram problemas no trecho que liga Saracuruna a Inhomirim, em Magé. Lá os trens ainda são sujos, os horários irregulares e as composições trafegam em situação precária. Outro ramal que ainda apresenta problemas é o de Belford Roxo. Os vagões, à noite, costumam ficar momentaneamente sem luz, em conseqüência de um problema elétrico.

A passagem custa R$2 nos trens que partem da Central do Brasil e cobrem 992 quilômetros de malha ferroviária, atendendo 89 estações nos municípios do Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Paracambi e Magé. Ao todo são realizadas diariamente 663 viagens.