Título: Marcas consolidadas no país lucram mais com exportação de franquias
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 15/04/2007, Economia, p. 32

Empreendedores recebem em média US$50 mil por comercialização.

BRASÍLIA. O caminho de exportação das franquias tem rendido bons frutos para marcas brasileiras consolidadas no mercado interno que decidiram expandir seus negócios para o exterior. Em média, o empreendedor recebe US$50 mil por cada franquia comercializada fora do país, mais os royalties. Comparado com o preço médio de uma franquia no Brasil, o retorno é maior, mas varia bastante de acordo com o produto ou serviço.

¿ A franquia é um trabalho de maturação. Leva tempo para se conhecer o mercado ¿ diz Rogério Feijó, gerente de Planejamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que coordena o projeto de franquias da entidade com a Apex Brasil.

Já na primeira fase, o projeto, iniciado em 2005, rendeu US$1,3 milhão aos participantes. A ABF tem 35 marcas associadas com franquias no exterior e todas cumprem um mesmo roteiro. Primeiro, seus representantes participam de feiras internacionais de franquias, para conhecer o potencial de cada mercado e as possibilidades de parcerias. As feiras têm patrocínio das entidades setoriais e da Apex Brasil, que é uma agência ligada ao Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior.

Dólar barato não afeta os negócios, diz executivo

Um caso de sucesso, entre as marcas que apostaram no mercado externo via franquias, é o da Livraria Nobel. Com 160 lojas franqueadas no Brasil, ela já tem 15 pontos-de-venda com sua marca no exterior: seis em Portugal, sete na Espanha, um em Angola e um no México.

O próximo passo é expandir sua marca para os EUA, com lojas voltadas exclusivamente para os 60 milhões de consumidores latinos que moram no país. As lojas serão compostas de café e livraria, e a Nobel já se prepara para exportar também sua marca de café brasileiro, a Vanilla Café. Os planos da marca são de expansão para 20 países nos próximos dez anos.

¿ A Nobel já é hoje a maior rede de livrarias franqueadas do mundo ¿ diz Sérgio Milano, diretor-executivo do grupo.

Para o executivo, o dólar barato não afeta os negócios no exterior. Ao contrário, já que a Nobel exporta serviços.

A Lilica Ripilica, uma marca de Santa Catarina que produz moda infantil, é outro caso de sucesso no exterior. A marca também participa do projeto de exportação de franquias da ABF/Apex e já está em Portugal, Espanha, Itália, Emirados Árabes, Honduras, Colômbia e Peru.

A Rosa Chá, do estilista Amir Slama, tem lojas em Lisboa e Miami e 20 pontos-de-venda em países como a Arábia Saudita, África do Sul e Coréia, e ocupa lugar de destaque em grandes lojas nos EUA, como a Barney¿s. Ele também exporta franquias com apoio da ABF.

O Boticário tem pontos-de-venda em África do Sul, Oriente Médio, Europa e América do Sul. A Natura faz grande sucesso na França e em outros países da Europa. A Amazon Secrets, que nasceu em Manaus, está em França, Itália e Reino Unido. A marca, especializada em cosméticos produzidos com sementes e óleos naturais da Amazônia, está na loja Sephora, na Champs-Elysées, em Paris.