Título: Lula defenderá projeto do etanol na Venezuela
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 15/04/2007, Economia, p. 32

Combustível alternativo, alvo de polêmica, deve dominar debates na Cúpula Energética.

PORLAMAR, Venezuela. Depois de dois encontros em menos de um mês com seu colega americano, George W. Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega amanhã à Venezuela, onde vai defender a difusão do etanol na Cúpula Energética Sul-Americana. Tanto a presença de Bush na América do Sul quanto a união estratégica entre Brasil e EUA em torno do etanol foram alvos de críticas do anfitrião do evento, Hugo Chávez. O governo brasileiro espera que a cúpula alivie tensões em torno do etanol.

¿ Vamos defender nossa posição que, na verdade, é compartilhada na prática por vários países participantes do encontro ¿ disse o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, na Venezuela.

Além de Lula e Chávez, participarão do encontro os dez chefes de Estado dos outros países que integram a Comunidade Sulamericana de Nações. O encontro acontecerá segunda-feira e terça-feira em Porlamar, na Ilha Marguerita, um dos principais destinos turísticos da Venezuela. O objetivo é construir uma estratégia comum para o setor energético.

Chávez e o presidente cubano, Fidel Castro, tomaram a dianteira na luta contra o etanol. Segundo eles, a difusão mundial do combustível pode levar à escassez de alimentos. A Venezuela é um dos maiores produtores mundiais de petróleo. A crítica foi endossada na semana passada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para quem o aumento na produção de etanol vai pressionar os preços dos alimentos. Já Lula defende o combustível verde como uma saída para o aquecimento global e alternativa econômica para vários países da região.

¿ Só não existe divergência quando não tem debate nem democracia ¿ disse Garcia.

Crítica de Chávez se dirige ao etanol americano

Segundo ele, a cúpula não será um embate entre o etanol brasileiro e o petróleo venezuelano. A expectativa brasileira é aproveitar a reunião para arrefecer as divergências.

¿ Chávez disse nos últimos dias que não tem nada contra o programa brasileiro. Ele é contrário ao etanol produzido com milho ¿ afirmou.

Lula se reunirá com Chávez antes da Cúpula, em Barcelona, a 400 quilômetros de Caracas. No encontro, será assinado um acordo bilateral para a construção de um complexo petroquímico na cidade, com capital das brasileiras Braskem e Petrobras e da estatal venezuelana de petróleo, PDVSA.

Garcia negou que a presença de Lula na Venezuela tenha como objetivo aparar possíveis arestas causadas pela recente aproximação com Bush.

¿ Isso não tem nada a ver conosco. Nós temos a nossa relação com os EUA e eles têm a deles ¿ afirmou o assessor especial da Presidência.