Título: Venezuela alivia tom do discurso contra o etanol
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 16/04/2007, Economia, p. 34

PORLAMAR, Venezuela. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o ministro da Energia venezuelano, Rafael Ramirez, trataram de minimizar o clima de disputa entre o etanol e o petróleo que cerca a primeira Cúpula Energética da Comunidade Sul-americana de Nações, que começa hoje com a presença de 11 presidentes da região, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva. Chávez reiterou ontem, no programa de TV "Alô Presidente", que sua disputa é com o presidente dos EUA, George W. Bush, e não com o brasileiro.

- Uma coisa é o plano de Lula e outra coisa bem diferente é o plano de Bush - disse.

Já o ministro venezuelano da Energia deu sinais claros de que o caminho das negociações é a contemporização. Para Ramirez, etanol e petróleo deverão se complementar como alternativas energéticas.

O abrandamento da discussão sobre o etanol é um dos objetivos do governo brasileiro desde que Chávez e o presidente cubano, Fidel Castro, disseram que a expansão das plantações de cana-de-açúcar poderia levar à fome milhões de pobres no planeta. Ironicamente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou estudo que endossa a tese de Chávez e Fidel. Na semana passada o próprio Chávez tratou de baixar o tom da polêmica ao dizer que sua disputa é com o "Império" - como o venezuelano se refere aos EUA - não com o Brasil.