Título: Computadores da Liga foram confiscados
Autor:
Fonte: O Globo, 17/04/2007, Rio, p. 10

Policiais federais recolheram material na sede da Avenida Rio Branco e na Cidade do Samba

A sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) também estava na rota da Polícia Federal, durante a Operação Hurricane. Nos três andares de um prédio na Avenida Rio Branco, onde funciona a entidade, foram apreendidos diversos computadores e documentos. A Liga está de recesso, como acontece normalmente nesta época do ano, para as férias dos empregados ¿ poucos funcionários estão trabalhando na sede. Só no dia 24 de abril as atividades serão retomadas.

No prédio, além da administração da entidade, há um auditório onde são realizadas as reuniões plenárias das escolas de samba, e o Centro de Memória. Até os computadores que eram usados pelos visitantes para fazerem pesquisas sobre a história do carnaval foram apreendidos.

A Cidade do Samba, na Gamboa, também teve computadores apreendidos. O local, além dos barracões das 12 escolas do Grupo Especial, tem um prédio administrativo, onde funciona a ¿prefeitura¿ local. O responsável pela administração da Cidade do Samba desde sua inauguração é Aílton Guimarães Jorge Junior, filho do presidente da Liesa.

Os policiais federais esperam com a apreensão dos computadores da Liesa identificar se há indício de lavagem de dinheiro. Eles querem saber se Capitão Guimarães ou Anísio, presidente de honra da Beija-Flor, usaram a Liga para ¿lavar¿ o dinheiro obtido com jogos ilegais.