Título: Apreendidos dez mil caça-níqueis em SP
Autor:
Fonte: O Globo, 17/04/2007, Rio, p. 10

Algumas das máquinas recolhidas tinham placas com o nome da Loterj.

Rodrigo Ferreira*

SÃO PAULO. A Polícia Civil paulista localizou na tarde de ontem um galpão com quase dez mil máquinas caça-níqueis em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A mercadoria foi avaliada em pelo menos R$56 milhões. O equipamento pertence à empresa Golden Coin, que alegou ter autorização judicial.

O delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos, informou que as máquinas eram distribuídas no interior do estado e ainda para o Rio e Goiás. Em alguns equipamentos foram encontrados placas da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro). Apesar disso, o advogado da Golden Coin, Rui Gonçalves, afirmou que as máquinas eram locadas apenas para bingos de São Paulo.

A polícia decidiu apreender os equipamentos para uma averiguação mais detalhada. Os policiais do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), de São Bernardo, chegaram até o galpão depois de receber informações sobre irregularidades. ¿A quantidade de caça-níqueis impressionou¿, conta o delegado Marco Antônio de Paula Santos. Segundo ele, há fortes indícios de irregularidades.

¿ Já foi constatado que os noteiros (equipamento ótico que lê o valor de cédulas) das máquinas são novos e possivelmente importados, podendo caracterizar assim crime federal de descaminho. Há fortes indícios de que há irregularidades ainda na parte fiscal e, por isto, as máquinas serão apreendidas.

Quatro homens foram presos na madrugada de ontem por policiais militares com 340 noteiros (leitores de cédulas de máquinas caça-níqueis). A prisão aconteceu na região do Pari, na Zona Leste de São Paulo. O material apreendido estava em um fundo falso dentro de um furgão Renault. Aos policiais os homens informaram que os equipamentos foram trazidos do Paraguai. Os presos, o veículo e os equipamentos apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal.

* Do Diário de S. Paulo