Título: Fé no alternativo
Autor: Novo, Aguinaldo e D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 17/04/2007, Economia, p. 18

Consumidor mostra interesse por novos combustíveis.

SÃO PAULO. Pesquisa da consultoria Ipsos mostra que o consumidor americano está disposto a utilizar carros com combustíveis alternativos e que a maioria, ao ser informada sobre a cobrança de sobretaxa para a importação de etanol do Brasil, defende a redução da tarifa. Feita entre os dias 13 e 15 de março, a sondagem ouviu 1.001 americanos com idade acima de 18 anos.

Dos entrevistados, 68% disseram que "considerariam a compra ou o aluguel" de um veículo movido por "outro tipo de combustível diferente da gasolina". Entre os combustíveis considerados atraentes, foram citados, pela ordem, o híbrido (33% dos consumidores), o etanol (14%), elétrico e hidrogênio (13%) e o biodiesel (6%).

Ponto de discórdia entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, a cobrança de tarifa de R$0,30 por litro na importação de etanol é um assunto fora do conhecimento de 81% dos americanos consultados pela Ipsos. Ao ser perguntados se defenderiam a redução da sobretaxa, 57% disseram que seriam a favor e 29%, contra. Outros 14% não deram resposta.

Para 70%, com estímulo para o uso do etanol, os Estados Unidos ficariam menos dependentes do petróleo do Oriente Médio. Mas houve quase um empate quando a pergunta foi se a sobretaxa protegeria os fazendeiros americanos e suas famílias: 44% discordaram da afirmação, contra a concordância de 43% dos entrevistados.