Título: Agência reavaliará nota de risco do país
Autor: Eloy, Patricia e Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 17/04/2007, Economia, p. 19

Segundo Mantega, Moody"s criou grupo de estudo para avaliar dados.

NOVA YORK. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se ontem com executivos da agência de classificação de risco Moody"s, em Nova York, e recebeu a promessa de que a economia brasileira será reavaliada, levando-se em conta novos critérios, como estabilidade econômica. Segundo ele, a Moody"s criou um grupo de estudos para analisar os números apresentados por Mantega.

O Brasil tem nota Ba2 pela agência, o que coloca o país a dois níveis do chamado grau de investimento (investment grade). Empresas e/ou nações que atingem este patamar são considerados de baixíssimo risco e, por isso, podem receber recursos, por exemplo, dos milionários fundos de pensão americanos, que têm restrições para aplicações de risco.

- Eles têm um método muito conservador e comparam o Brasil com países como Índia ou China, levando em conta apenas a dívida externa, sem considerar a solidez do crescimento brasileiro - disse Mantega.

Diante de uma platéia repleta de investidores e consultores financeiros - entre eles, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que hoje trabalha como consultora financeira em Nova York -, em almoço com empresários brasileiros e americanos organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, Mantega fez piada do tempo em que ministro da Economia no Brasil era um arauto de más notícias.

- Hoje ministro da Economia pode andar na rua sem ser agredido, sem levar um tomate na cara por causa da hiperinflação ou do confisco da poupança. Venho dar ótimas notícias sobre a economia brasileira, especialmente no que se refere às perspectivas para 2007.