Título: Censo do IBGE vai contar casais gays
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 17/04/2007, Economia, p. 20

Levantamento agropecuário, que começou ontem, pode ser o último a ser feito.

O médico veterinário Rodrigo Côrtes foi um dos primeiros entrevistados no Rio pelos recenseadores no 10º Censo Agropecuário, o maior levantamento do setor, que não acontecia desde 1996. Ontem, um exército de mais de 80 mil pessoas foi para as ruas investigar cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos agrícolas. Paralelamente, o Brasil vai saber, pela primeira vez, o número de casais homossexuais em 5.435 municípios brasileiros, a serem alcançados pela Contagem Populacional, que vai chegar a 28 milhões de domicílios:

- Já havia a pergunta sobre sexo do cônjuge, mas, pela primeira vez, poderemos identificar o número de casais do mesmo sexo - explicou Marco Antonio Alexandre, gerente técnico do censo demográfico.

No questionário da contagem, o entrevistado poderá escolher entre as opções cônjuge, ou companheiro, do mesmo sexo ou de sexo diferente:

- Antes, não tínhamos confiança no dado sobre esses casais, pois não havia uma pergunta que confirmasse essa situação. Por isso, inserimos esse item - disse Alexandre.

Mas o técnico afirma que essa primeira avaliação ficará limitada pelo universo da pesquisa. A contagem só vai a cidades com até 170 mil habitantes, alcançando 52% da população:

- No censo demográfico, em 2010, essa situação ficará mais bem desenhada.

Sem data para novo censo entrar nas contas nacionais

Mas a contagem e o censo agropecuário correm o risco de serem os últimos, assim como aconteceu com o censo econômico. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, o instituto está estudando uma espécie de censo contínuo agropecuário, conforme é feito atualmente com as pesquisas sobre indústria, comércio e serviços. O último censo econômico aconteceu em 1985.

- Ainda não podemos dizer que será o último censo. Estudamos formas de ficarmos menos dependentes de levantamentos tão vultosos como censos. Já fizemos isso com as informações econômicas e, faltam, agora, as estatísticas agropecuárias e populacionais.

Para o veterinário da Fazenda Santa Edwiges, Rodrigo Côrtes, o censo terá um papel de divulgador de atividades agropecuárias de São Gonçalo, praticamente desconhecidas:

- Temos duas mil cabeças de gado Nelore. Temos tecnologia de leite que podem ser conhecidas por universidades e pela própria população.

As informações econômicas do censo só entraram no Sistema de Contas Nacionais do IBGE - que mede as variações do tamanho da economia brasileira - na próxima revisão, ainda sem data marcada para acontecer. As Contas Nacionais sofreram recentemente ampla revisão que fez o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) ter um aumento de 10%. Segundo Nunes, as contas já captaram as mudanças no tamanho da agropecuária através das pesquisas mensais.