Título: Debate sobre fim da reeleição racha o PSDB
Autor: Camarotti, Gerson e Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 18/04/2007, O País, p. 5

Não existe consenso", diz tucano ligado a Fernando Henrique.

BRASÍLIA. A proposta de acabar com a reeleição, defendida pelos governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, divide o PSDB e foi motivo, ontem, de acirrada disputa em reunião da bancada do partido na Câmara. Tudo começou quando o líder da Minoria, Julio Redecker (PSDB-RS), afirmou que a emenda que acaba com a reeleição, de autoria do deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA) - um dos mais fiéis aliados de Serra no Congresso - era consensual entre os tucanos. Imediatamente, os deputados Arnaldo Madeira (SP), João Almeida (BA) e José Aníbal (SP) protestaram.

- Não existe consenso. Nunca discutimos isso. Essa questão é absolutamente secundária. Não deveria entrar na reforma política porque só atrapalha - disse Madeira.

Secretário de governo de São Paulo na gestão Geraldo Alckmin e líder do governo Fernando Henrique na Câmara, Madeira argumentou que o tempo de experiência da reeleição é pequeno, e que é um equívoco afirmar que a experiência não funcionou.

José Aníbal chamou de casuísmo o fim da reeleição:

- A reeleição é democrática e precisa ser aperfeiçoada com o afastamento do candidato do cargo desde a convenção que homologar sua candidatura. Incluir esse tema na reforma política é diversionismo.

Redecker confirmou o debate na bancada e disse que foi mal interpretado ao fazer relato de reunião no dia anterior com o governador Aécio Neves. Explicou que o consenso a que ele se referia não era quanto ao conteúdo, mas quanto à oportunidade de se discutir o assunto.

Na reunião, o líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzzio (SP), reconheceu que é preciso debater mais o assunto internamente, mas antecipou que defende a inclusão do tema na pauta da reforma política