Título: Em Pernambuco, juiz é preso por estelionato
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 18/04/2007, O País, p. 9

Outros três magistrados estão detidos no estado, seis foram afastados e 15 são investigados

Letícia Lins

RECIFE. O juiz titular da comarca do município sertanejo de Araripina, Luiz Eduardo de Souza Neto, foi preso sob acusação de estelionato e formação de quadrilha. Ele foi levado para o Batalhão de Cavalaria Dias Cardoso. O juiz teve a prisão preventiva decretada pela desembargadora Helena Reis, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público e aceita pela Corte Especial do TJ, formada por 15 dos 39 desembargadores pernambucanos.

Em Pernambuco, já há três juízes presos, seis magistrados afastados e 15 investigados, segundo o presidente do TJ, Fausto Freitas.

Neto foi preso no início da noite de ontem, na Associação de Magistrados. O presidente do TJ determinou que a prisão fosse feita por policiais militares da assessoria do tribunal. Ele disse que o acusado responde a seis processos. O primeiro se refere à concessão de liminares para liberação de bens, que haviam sido dados como garantia para empréstimos contraídos por diversas pessoas junto ao Banco do Brasil, em 2005.

Liminares fraudulentas lesaram o Banco do Brasil

Alguns bens dos devedores do banco foram vendidos antes de serem resgatados pelo BB. De acordo com o Ministério Público, as liminares eram fraudulentas e lesaram o banco. O juiz é acusado ainda de ter concedido liminares sabendo que as garantias oferecidas pelos clientes do BB eram falsas.