Título: Passageiros enfrentam 2 quilômetros de fila para embarque em aeroporto de SP
Autor: Brígido, Carolina e Carvalho, Jaílton de
Fonte: O Globo, 19/04/2007, O País, p. 3

Operação-padrão atrasou a verificação de passaportes em Guarulhos e no Galeão

SÃO PAULO e RIO. A operação-padrão da Polícia Federal nos aeroportos paulistas atrasou embarques de passageiros para vôos internacionais, que tiveram que se submeter a filas de mais de 150 metros para a verificação de passaportes. Uma fila de quase dois quilômetros, com mais de 1.500 pessoas, foi formada a partir das 18h no embarque internacional do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Alguns passageiros chegaram a aguardar na área externa do aeroporto. O tempo de espera nas filas ultrapassou uma hora. Os funcionários da PF paralisaram também todos os serviços internos, como emissão de passaportes e andamento de inquéritos policiais.

Agentes atenderam apenas idosos e casos considerados urgentes

Na sede da Polícia Federal, no Alto da Lapa, em São Paulo, os agentes se postaram na porta com camisetas onde se lia "Polícia Federal traída por Lula" e "Acordo é para ser cumprido". O atendimento à população que desejava tirar passaporte foi suspenso, revoltando as pessoas que se aglomeraram na porta da entidade.

- Eu me sinto lesado. Vim da Zona Norte até aqui porque me mandaram um e-mail dizendo que meu passaporte estaria pronto hoje - reclamava o estudante Jefferson Rafael, de 23 anos.

Os agentes da PF atenderam ontem apenas os casos considerados por eles como urgentes, como idosos.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal de São Paulo (Sindpolf-SP), Francisco Sabino, disse acreditar que o maior impacto da greve e operação-padrão dos agentes de polícia foi no Aeroporto de Congonhas.

- É lá onde fica a classe empresarial, que elege os políticos e vai ligar para eles reclamando dos problemas.

De acordo com a Polícia Federal, no Aeroporto Galeão/Antônio Carlos Jobim, no Rio, foram registradas filas, causadas pelo grande número de passageiros embarcando em vôos internacionais. Somente em dois deles, um da British Airways e outro da Air France, segundo a PF, cerca de mil passageiros estavam embarcando.

O objetivo da operação-padrão, segundo a PF, foi o de conscientizar a população, e não de provocar transtornos. Ainda segundo um dos policiais, não houve demora no atendimento dos passageiros. A implantação de um novo sistema de embarque e desembarque teria causado filas mais longas na área de embarque internacional.

(*) Do Diário de S.Paulo