Título: Relator no Conselho propõe anistia
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/04/2007, O País, p. 9

Governistas devem livrar mensaleiros e sanguessuga

BRASÍLIA. O deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) apresentou ontem ao Conselho de Ética parecer que anistia os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP), Paulo Rocha (PT-PA) e João Magalhães (PMDB-RJ), acusados de participar dos esquemas do mensalão e da máfia dos sanguessugas, e os livra de novos processos na Câmara. Dagoberto, que respondeu a uma consulta de PT, PMDB e PR, pede o arquivamento das representações encaminhadas pelo PSOL em fevereiro, pedindo a reabertura dos processos contra os três parlamentares.

O relatório não foi votado na sessão de ontem porque o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) pediu vista para apresentar um voto em separado. A matéria só deverá ser apreciada na sessão da próxima quarta-feira, quando deverá ser aprovada pela maioria governista.

Em seu parecer, Dagoberto argumenta que Valdemar, Paulo Rocha e João Magalhães não podem ser novamente processados, porque, apesar de os fatos sobre mensalão e sanguessugas terem sido amplamente divulgados, o povo decidiu dar-lhes um novo mandato. Na consulta, os líderes do PT, PR e PMDB questionam se os três renunciantes podem ser constrangidos com novo processo, mesmo depois da absolvição popular e da renovação do mandato.

Autor da representação pedindo a reabertura dos processos contra os três deputados, o líder do PSOL Chico Alencar (RJ) ficou indignado:

- O voto popular confere ao parlamentar um mandato, mas não apaga um passado, uma história. Se o Conselho aprovar essa anistia, estará criando uma jurisprudência que torna inócuo o Conselho de Ética.