Título: Lula cria 36º cargo de ministro para Mangabeira
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 19/04/2007, O País, p. 11

Governo quer reunir o Núcleo de Assuntos Estratégicos e o Ipea na Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo.

BRASÍLIA. O governo vai criar a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, órgão vinculado diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com status de ministério, que reunirá o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), hoje vinculado ao Ministério do Planejamento. O titular da secretaria deverá ser o professor Roberto Mangabeira Unger, um dos fundadores do PRB - partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e do vice José Alencar -, que terá audiência hoje no Planalto.

Com a criação do órgão, o governo terá 36 ministros. Mangabeira atacou duramente o governo no início do primeiro mandato, e chegou a pedir o impeachment de Lula, mas aderiu à campanha da reeleição no segundo turno. O Planalto não confirma oficialmente a criação da secretaria nem o convite a Mangabeira. Ministros e auxiliares palacianos, no entanto, disseram que Lula está decidido a criar o órgão para planejar ações.

No auge da crise política, Mangabeira, em artigo na "Folha de S.Paulo", em novembro de 2005, disse que "o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional". No mesmo texto, afirmou que havia provas de crime de responsabilidade suficientes para o impeachment.

NAE foi criado em 2005 para acomodar Gushiken

A futura secretaria reunirá o NAE, criado em dezembro de 2005 para acomodar o ex-ministro de Comunicação de Governo Luiz Gushiken, que tinha perdido poder com a reforma ministerial de julho daquele ano, depois de denúncias de seu envolvimento com o mensalão. Entre as atribuições do NAE está exatamente "articular a inteligência nacional para o tratamento de temas estratégicos de longo prazo, desenvolvendo atividades de prospecção, análise e simulação". Gushiken deixou o governo em novembro de 2006. Foi substituído pelo coronel Oswaldo Oliva Neto, irmão do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Criado há 40 anos, o Ipea tem atuação independente e técnica, e produz estudos sociais e econômicos importantes, alguns deles com críticas às políticas públicas do governo.