Título: Polícia Federal registrou reunião na sede da Liesa
Autor: Carvalho, Jaílton de e Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 19/04/2007, Rio, p. 14
Segundo os agentes, participantes seriam integrantes da máfia dos bingos e caça-níqueis.
BRASÍLIA. Seis dias depois de proclamado o resultado do carnaval deste ano, a Polícia Federal registrou o passo a passo de um encontro que reuniu pessoas que a PF aponta como alguns dos principais integrantes da máfia dos bingos e caça-níqueis. A reunião aconteceu no dia 27 de fevereiro, no prédio onde funciona a sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), e contou com a presença do presidente de honra da Beija-Flor, Aniz Abrahão David, o Anísio. Segundo a PF, há indícios de que Anísio manipulou o resultado do carnaval, vencido pela Beija-Flor.
Agentes filmaram chegada de participantes da reunião
A chegada dos participantes no prédio onde funciona a Liesa foi filmada pelos agentes federais. Além de Anísio, segundo a PF, entraram no edifício os policiais civis Airton de Albuquerque Mendes e Marcos Antônio dos Santos Bretas, o Marcão. Marcão é apontado pela investigação como responsável pelo pagamento de propinas e homem de confiança de Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, presidente da Liesa.
Segundo os policiais, Anísio chegou ao local às 18h10m, num Mercedes preta, placa MTT-0640, acompanhado por dois homens, que seriam seguranças. Dez minutos depois chamou a atenção dos policiais a chegada de um homem não identificado carregando uma maleta preta, deixado no lugar por um motorista que conduzia um Honda cinza. Às 18h50m, chegou Marcão, a pé. O homem que entrou com a maleta deixou o prédio às 19h10m; Marcão, às 19h20m; e Anísio, dois minutos depois.
As suspeitas de que Anísio manipulou o resultado do carnaval foram levantadas pelo delegado federal Emanuel Henrique Oliveira, em entrevista ao ¿Fantástico¿, da Rede Globo. Anísio, através de seu advogado, Ubiratan Guedes, negou. Disse que é impossível tecnicamente fraudar o resultado porque os desfiles são avaliados por 40 jurados.(Alan Gripp e Jailton de Carvalho)