Título: Unicamp no comando
Autor: Oliveira, Eliane e Melo, Liana
Fonte: O Globo, 19/04/2007, Economia, p. 21

Economista pertence à escola heterodoxa e é amigo de Dilma e Dirceu

BRASÍLIA. Aos 60 anos, economista da Unicamp - é professor titular na escola conhecida por sua heterodoxia e pelas críticas ao neoliberalismo - e sócio da consultoria LCA, Luciano Coutinho há tempos está na lista de cotados para cargos na área econômica. Mas, na opinião de fontes do governo, o momento não poderia ser melhor: é desenvolvimentista assumido, especialista em política industrial e economia internacional.

Coutinho foi conselheiro do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, no início do primeiro mandato de Lula. É amigo da ministra Dilma Rousseff e do ex-ministro José Dirceu desde os anos 60. Também foi professor do senador petista Aloizio Mercadante. No governo Lula, sempre teve participações informais. Já na consultoria LCA, o PhD em Economia pela Universidade de Cornell, em Nova York, tem, entre outras incumbências, a de orientar decisões de investimentos de grandes empresas, como Vale do Rio Doce e AmBev.

Coutinho foi secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia no governo Sarney. No primeiro mandato de Lula, recusou um convite para assumir a pasta do Planejamento. Hoje, defende a desoneração dos investimentos, a redução da carga tributária e a ampliação das linhas de crédito para o setor produtivo. (Eliane Oliveira)

www.oglobo.com.br/economia