Título: CPI do carnaval é aprovada na Câmara
Autor: Gripp, Alan e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 20/04/2007, Rio, p. 13

Vereadores vão apurar denúncia de fraude nos resultados.

O presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Ivan Moreira (DEM), aprovou, no início da noite de ontem, a criação da CPI do Carnaval. Proposta pela vereadora Teresa Bergher (DEM), ela vai investigar as denúncias do delegado da Polícia Federal Emanuel Henrique de Oliveira feitas ao ¿Fantástico¿, da TV Globo, sobre indícios de manipulação do resultado do desfile das escolas de samba do Grupo Especial. O delegado disse ao ¿Fantástico¿ que quem manipulou o resultado foi o bicheiro Aniz Abraão David, o Anísio, presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do carnaval 2007.

A proposta da CPI, cuja aprovação estará publicada no Diário Oficial da Câmara hoje, obteve 28 assinaturas, 11 a mais que as 17 necessárias ¿ o Legislativo municipal tem 50 vereadores. Na semana que vem, os partidos deverão escolher os membros da CPI. A vereadora Teresa Bergher será a presidente. A comissão terá ainda um relator e quatro membros. A instalação da CPI pode ocorrer num prazo de até três meses.

Vereadores pedirão à PF cópias das gravações

O presidente da casa não fez uso do prazo regimental de uma semana para decidir sobre a criação da CPI. A vereadora explicou que o objetivo é investigar denúncias que põem em xeque uma das festas de maior relevância tanto no Brasil como no exterior.

¿ Não estamos acusando ninguém, mas queremos investigar as denúncias, inclusive solicitando à Polícia Federal as cópias das gravações que levaram o delegado a considerar fortes os indícios de fraude nos resultados. O carnaval é, sem dúvida, a festa mais importante de nossa cidade e nós, vereadores, não podemos deixar que qualquer dúvida paire sobre essa questão. Isso envolve diretamente milhares de pessoas ligadas às escolas ¿ justificou Teresa Bergher.

ACUSADOS MOVIMENTARAM R$230 MILHÕES na página 14