Título: Enquanto isso, Morales nega rispidez de Lula
Autor: Franco, Ilimar e Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 20/04/2007, Economia, p. 21

LA PAZ e BRASÍLIA. O presidente da Bolívia, Evo Morales, negou ontem que tenha havido divergência, durante a Cúpula Energética Sul-americana, esta semana, entre ele o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Não houve qualquer diferença - disse Morales, sobre informações de que a conversa teria sido ríspida. - É totalmente falso. Com o companheiro Lula temos muita amizade, muita concordância.

Morales destacou que as conversações estão centradas na aquisição das refinarias da Petrobras na Bolívia. Ele deu a entender que sua decisão é comprá-las pelo valor contábil, não pelo valor de mercado.

- A Petrobras manifestou sua disposição de vender 100% de seus bens ou ações das refinarias. A questão é se é a preço de mercado internacional ou a valor patrimonial - disse ele, sobre o direito da estatal de ser indenizada, já que o controle das duas refinarias foi transferido ao governo boliviano, após a nacionalização de maio passado.

O envio de recursos do Brasil para a Bolívia para financiar programas de desenvolvimento rural busca evitar a expulsão de brasileiros que residem ilegalmente naquele país, afirmou ontem o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Esta semana, o Senado aprovou uma medida provisória que destina US$20 milhões a programas rurais na Bolívia.