Título: MEC vai fazer auditoria em convênio sobre alfabetização
Autor: Guedes, Ciça
Fonte: O Globo, 22/04/2007, O País, p. 3

Haddad diz que, se for encontrada fraude, vai cobrar ressarcimento e enviar denúncia ao Ministério Público.

BRASÍLIA. O Ministério da Educação (MEC) fará uma auditoria no convênio do programa Brasil Alfabetizado com o governo do Distrito Federal para investigar a existência de turmas e alunos-fantasmas. Em caso de fraude, vai cobrar ressarcimento dos repasses federais e enviar denúncia ao Ministério Público. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que um auditor já foi designado para inspecionar a Colônia Agrícola Engenho das Lajes, no Distrito Federal. Reportagem do GLOBO publicada na última segunda-feira mostrou que quatro turmas, com 97 alunos, não funcionavam na localidade, apesar de fazerem parte de convênio do MEC com a Secretaria de Educação. Moradores cujos nomes aparecem na lista disseram que não se inscreveram nem freqüentaram aulas.

O novo formato do Brasil Alfabetizado vai reforçar mecanismos de controle social para coibir fraudes. Segundo o ministro, 75% dos alfabetizadores serão professores da rede pública de educação básica. Mas o MEC não decidiu se publicará a lista de alunos, a exemplo do que é feito com o Bolsa Família, cujos 11 milhões de beneficiários estão listados na internet. O receio é constranger os analfabetos.

Em nota, a Secretaria de Educação do DF informou que recebeu do MEC R$299.808 para o Brasil Alfabetizado, em 2006. O valor deveria financiar a alfabetização de 2.989 jovens e adultos, em 131 turmas no Distrito Federal.