Título: Maioria dos governadores apóia a emenda que prevê fim da reeleição
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 22/04/2007, O País, p. 9

Consultados, 17 deles disseram ser favoráveis a se acabar com o instituto.

SÃO PAULO. Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a maioria dos 27 governadores é favorável ao fim da reeleição, proposta que une petistas e tucanos e cuja articulação já está em curso no Congresso. O G1 procurou as assessorias de todos os governadores para saber se apóiam ou não o fim da reeleição. Dos 27, 17 são favoráveis, três querem a manutenção do atual sistema, um é indiferente, outro não quis se manifestar e cinco não responderam.

O interesse da maioria dos governadores no fim da reeleição aumenta as chances de vir a ser aprovada a emenda de autoria do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA). Isso porque eles detêm controle político sobre parcelas das bancadas estaduais no Congresso.

Dos 17 governadores favoráveis à proposta de Jutahy Júnior, 14 a apóiam integralmente: fim da reeleição com mandato de cinco anos. Os demais querem mandatos sem reeleição de quatro ou seis anos. Apenas três defendem a manutenção da reeleição, todos de partidos oposicionistas: Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul; Ottomar Pinto (PSDB), de Roraima; e José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), aliado de Lula, não quis se manifestar sobre o assunto. Ivo Cassol (PPS), governador de Rondônia, disse ser indiferente à mudança.

Binho Marques (PT), do Acre, e Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, também querem o fim da reeleição, mas discordam sobre o mandato. Miranda acredita que devem ser mantidos os quatro anos. Marques não opinou sobre o assunto.

O levantamento também mostrou que, dos 14 governadores reeleitos, nove querem o fim da reeleição.

A reeleição foi aprovada em 1997, por emenda à Constituição apresentada pelo então deputado Mendonça Filho (DEM-PE), e possibilitou o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, que se encerrou em 2002.

A tese do fim da reeleição une setores do PSDB e do PT, como os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, além dos presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O ex-presidente Fernando Henrique é contra.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, seria um dos articuladores do acordo. Na segunda-feira ele se reunirá com o Conselho Político da coalizão de governo para apresentar as propostas de reforma política. A assessoria do Ministério da Justiça não descartou que o fim da reeleição esteja na pauta do encontro, já que a proposta faz parte do conjunto de idéias da reforma.

Em reunião com o mesmo conselho político na última quinta-feira, Lula negou que esteja negociando o fim da reeleição com o objetivo de facilitar sua volta ao cargo para um terceiro mandato em 2014.