Título: Lula vai à Argentina e ao Chile em busca de aliados
Autor: Oliveira, Eliane e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 22/04/2007, O País, p. 10

Na pauta, conversa com Kirchner e acordos com Bachelet.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja esta semana ao Chile e à Argentina em busca de aliados, após os desgastes que teve, nos últimos dias, com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. Com Chávez, os confrontos deveram-se às propostas do venezuelano de integração com os projetos do governo brasileiro; com Morales, às ameaças de não pagar à Petrobras indenização pela retomada de duas refinarias compradas pela estatal brasileira no início da década de 90.

Lula assinará diversos acordos bilaterais na visita de Estado que fará à presidente chilena Michelle Bachelet, para reforçar os laços políticos e comerciais entre os dois países. Em Buenos Aires, Lula buscará uma reaproximação com Néstor Kirchner. A viagem tem o objetivo claro de reforçar a aliança política entre Brasil e Argentina, abalada pela recente parceria entre Kirchner e Chávez e pelo estreitamento das relações entre brasileiros e americanos.

Com Kirchner, conversa informal sem contenciosos

Partiu de Lula a iniciativa de um encontro informal com Kirchner, sem a assinatura de atos ou o compromisso de uma declaração conjunta. Ele quer aproveitar a trégua entre os dois países no campo comercial, surgida desde o ano passado. Ao contrário de épocas anteriores, os dois presidentes não discutirão contenciosos, como a invasão de eletrodomésticos no mercado argentino. A integração energética e entre os países sul-americanos serão os principais itens da pauta.

Lula conversará com Kirchner sobre a necessidade de avanços no Mercosul. Na linha de firmar uma parceria mais afinada com o colega, dirá que o Brasil vai doar á Argentina 400 megawatts de energia, destacará a importância do etanol como combustível alternativo e esclarecerá ao presidente argentino a posição brasileira sobre o Banco do Sul, idealizado por Hugo Chávez. Kirchner se aliou a Chávez nesse último projeto e Lula, embora faça questão de participar das discussões sobre o tema, dirá que não tem pressa.

No Chile, Lula fará a primeira visita de Estado a Bachelet. Na quinta-feira de manhã, no primeiro encontro de trabalho, Lula e Michele Bachelet vão falar sobre o cenário político na América do Sul e a integração energética. Em seguida, Lula vai ao edifício do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Santiago, onde será homenageado.

Ainda com todas as pompas de visita oficial, Lula almoçará com Bachelet no Palácio de La Moneda. Na parte da tarde, fará uma palestra no Fórum Econômico da América Latina, que reunirá representantes de governos e empresários dos países da região.