Título: Programa reduz número de leitos
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 23/04/2007, O País, p. 5

Investimento extra-hospitalar supera gastos com hospitais

BRASÍLIA. Nos últimos quatro anos, o programa "De volta para casa"conseguiu reduzir o número de leitos hospitalares para internação de pacientes mentais, fato que é celebrado pelo coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Delgado. Nesse período, houve uma diminuição entre dez mil a 11 mil leitos. Há 39 mil leitos hoje. O psiquiatra conta que em dezembro de 2006, pela primeira vez na história da psiquiatria do Sistema Único de Saúde (SUS), o investimento extra-hospitalar, de 50,5%, foi superior ao gasto com hospitais.

- Pode se dizer que o Brasil deixa de ser, no caso da psiquiatria, um país hospitalocêntrico. O modelo está mudando.

Há algumas regras para o paciente mental aderir ao programa. Ele perde o direito a bolsa se voltar a ser internado. Não são levados em consideração casos em que os pacientes mais graves têm surtos, e necessitam obrigatoriamente da internação por um curto período, como um final de semana.

Parentes, ou cuidadores, também precisam de apoio

A política de saúde mental é uma das prioridades da gestão do novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que anunciou atenção a esse programa no discurso de posse.

A assistente social Maria da Anunciação Alves, coordenadora do programa no Distrito Federal, trabalha há 25 anos com pacientes mentais e atua diretamente com as famílias. Ela diz que os parentes dos doentes, que são chamados de cuidadores, também precisam de apoio porque a tarefa não é fácil.

- Vale a pena apostar e investir no familiar, dar suporte a ele para a tarefa que irá assumir. A loucura incomoda muita gente. E o resultado é compensador. No hospital, o ser humano deixa de existir para ser objeto - conta Maria Anunciação.