Título: Internet é insumo
Autor: Pezão, Luiz Fernando
Fonte: O Globo, 23/04/2007, Opinião, p. 7

Dois computadores e uma enorme crise. Este foi o cenário que encontrei, ao assumir, pela primeira vez, a prefeitura de Piraí, na Região do Médio Paraíba. Era 1997, a Light, maior empresa da cidade, acabava de ser privatizada e passava por uma reestruturação que demitiu 1.200 trabalhadores. Para agravar o impacto econômico e social, a segunda maior empresa da cidade, a Companhia Industrial de Papel Pirahy, havia sido vendida à Schweitzer-Mauduit e também planejava cortar 300 funcionários.

Passados dez anos, esse pequeno município fluminense, com apenas 24 mil habitantes, apresenta relevantes indicadores econômicos e sociais e é modelo de inclusão digital para o país. O que possibilitou a mudança? A implantação de um eficiente sistema de informação, que chamamos de "Piraí Digital" e leva acesso à internet por rede sem fio e em alta velocidade aos moradores do município.

Há poucos dias, o governo federal anunciou que, dos 5.560 municípios brasileiros, Piraí é uma das cinco cidades escolhidas para participar do programa "Um Computador por Aluno", considerado o mais importante projeto de inclusão digital do país.

Com o "Piraí Digital", conseguimos dar um passo largo em direção ao futuro, criando o modelo de cidade dos próximos anos. A melhoria da infra-estrutura de comunicação ajudou a atrair 18 indústrias, e, em oito anos, multiplicamos por quase cinco a arrecadação anual de ICMS, passando de R$17 milhões para R$76 milhões, saímos da 18ª colocação para os primeiros lugares no estado em renda per capita e criamos 4.200 empregos.

O projeto caminhou bastante, recebendo vários prêmios nacionais e internacionais. Hoje, as 23 escolas, incluindo as das áreas rurais, com seus 6.300 alunos, possuem laboratório com internet em banda larga. No total, são 400 computadores disponíveis em quiosques nas praças da cidade, telecentros, 39 edifícios públicos, postos de saúde, bibliotecas, rodoviária e fábricas. Situação muito diferente do restante do país. Pesquisa divulgada (23/3) pelo IBGE revela que 80% dos brasileiros ainda não têm acesso à internet.

Usar novas tecnologias para o crescimento do Rio de Janeiro é a nossa meta. Inspirado no modelo de Piraí, o governo do estado também levou a internet em alta velocidade aos municípios de Rio das Flores e Mangaratiba. Demos início, também, ao projeto de inclusão digital em comunidades carentes do município do Rio de Janeiro, por intermédio de parceria com o grupo AfroReggae.

Em paralelo, o estado, por meio do projeto Infovia, vem interligando todos os municípios com internet de alta velocidade, a fim de dar suporte técnico para os futuros projetos de digitalização que pretendemos implantar.

Estou convencido de que a internet é insumo fundamental para o desenvolvimento das cidades e para a inclusão social de seus habitantes, reduzindo as desigualdades. Como afirma Manuel Castells, definitivamente "a rede é a mensagem".

LUIZ FERNANDO PEZÃO é vice-governador e secretário de Obras do Estado do Rio e ex-prefeito de Piraí .