Título: Ministério da Saúde espera vacinar 13 milhões de idosos contra a gripe
Autor: Bastos, Isabela
Fonte: O Globo, 23/04/2007, Rio, p. 13

Ministro Temporão lança campanha de vacinação na Praia de Copacabana.

O Ministério da Saúde espera conseguir vacinar contra gripe 13 milhões de pessoas acima dos 60 anos durante as duas semanas da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, lançada ontem com festa na Praia de Copacabana, no Rio. Segundo o ministro José Gomes Temporão, a expectativa é superar a meta de 11 milhões de idosos - 70% da população na faixa etária alvo da mobilização - traçada pelo Programa Nacional de Imunizações.

Para atender à campanha, que começa para valer hoje em todo o país, com exceção do Rio, onde a imunização só será iniciada amanhã por conta do feriado de São Jorge, o ministério enviou 20 milhões de doses da vacina contra gripe para estados e municípios. Os idosos têm até o dia 4 de maio para procurar os postos.

Dercy dá selinhos no ministro da Saúde

- A população idosa do Brasil vem crescendo muito, aumentando a responsabilidade do sistema de saúde. O envelhecimento ativo e saudável é extremamente importante. A campanha visa reduzir as complicações originárias da gripe, como a pneumonia, que é a terceira causa de morte entre idosos no Brasil - disse Temporão na cerimônia.

No lançamento da campanha - que este ano tem o slogan "Fique Ativo: Vacine-se contra a gripe" e recebeu R$145,8 milhões de investimentos do Ministério da Saúde - o ministro Temporão e o governador Sérgio Cabral Filho entregaram à atriz Dercy Gonçalves (que completa 100 anos em junho), a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A publicação é um livreto onde os profissionais de saúde, ao atenderem um idoso, poderão anotar todas as informações relativas à sua saúde. As cadernetas começarão a ser distribuídas aos idosos de todo o país nos próximos dias.

Meta é imunizar 70% dos idosos no estado

Irreverente, além de tomar vacina, Dercy Gonçalves cantou "Carinhoso" e distribuiu beijos. Ela deu três selinhos no ministro da Saúde e um em Antônio Pitanga, que foi ao evento com a mulher, a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva. O governador Sérgio Cabral preferiu receber os beijinhos no rosto.

- Eu tomo vacina sempre, por isso estou com 99, quase 100 anos - disse Dercy.

No estado do Rio, a meta da campanha é imunizar 1.169.664 pessoas, 70% da população acima dos 60 anos. Segundo o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, serão colocados à disposição da população 1.300 postos e 2 milhões de doses de vacinas. De acordo com dados da secretaria, o estado concentra hoje o maior número de pessoas com mais de 60 anos do país: 1.670.949 pessoas.