Título: Fraudes marcam eleições na Nigéria
Autor:
Fonte: O Globo, 23/04/2007, O Mundo, p. 20

Observadores afirmam que votação para presidente foi um fracasso.

ABUJA. Observadores internacionais e locais consideraram as eleições presidenciais na Nigéria, realizadas neste fim de semana, um fracasso, devido a graves acusações de fraudes em todo o país. Milhões de cédulas teriam sumido e episódios de violência, que causaram a morte de 16 pessoas, prejudicaram as votações no país, marcado por décadas de governos militares desde a independência da Grã-Bretanha, em 1960. As votações deste ano seriam históricas, porque pela primeira vez haveria a transição de poder entre dois presidentes civis.

Como os resultados iniciais indicaram a vitória do partido do governo, o principal partido de oposição avisou que não aceitará o resultado e pedirá o impeachment do presidente Olusegun Obasanjo. A caótica votação pôs por terra as esperanças de que as eleições pudessem fortalecer a democracia no país. Anos de governos militares e corrupção condenaram a maior parte da população à miséria, apesar de o país possuir grandes reservas de petróleo.

¿ O sistema decepcionou o povo nigeriano e sofre de falta de credibilidade. O povo nigeriano foi desiludido por seus líderes ¿ afirmou Pierre Prosper, do Instituto Republicano Internacional, um dos grupos que monitoraram a votação.

De acordo com Prosper, as votações atrasaram e não ocorreram em muitas áreas. Tanto as eleições de 14 de abril, para governadores estaduais, quanto as deste fim de semana, segundo o observador, ficaram aquém dos padrões internacionais e dos níveis atingidos em outras votações na Nigéria.

Maior organização local de observação, o Grupo de Monitoramento da Transição disse que vai pedir novas votações porque muitos nigerianos não puderam votar. O grupo levou 10 mil observadores a diferentes regiões do país.

¿ Não vamos aceitar isso. Não houve votação em mais da metade dos estados ¿ afirmou o líder da oposição, o militar na reserva Muhammadu Buhari, que levará à Assembléia Nacional um pedido de impeachment do presidente.

O presidente do Senado, Ken Nnamani, disse que a Nigéria abdicou de seu papel de exemplo para a África.

¿ Haverá um legado de ódio. As pessoas vão odiar a nova administração e haverá uma crise de legitimidade ¿ previu Nnamani.